Notificação extrajudicial Valor: Quanto custa para enviar?

como enviar notificação extrajudicial e valor

Compartilhe esse post

É fato que a notificação extrajudicial é uma forma mais tranquila para lidar com disputas ou conflitos sem que precise ser feito um processo judicial.

Isso evita burocracias maiores, estresse e até mesmo gastos maiores.

E por falar em gastos, as pessoas costumam ter dúvidas sobre quanto custa o processo de envio da notificação.

A questão é que o valor da notificação extrajudicial pode variar de acordo com a via que for escolhida para envio e outros fatores.

Acompanhe o conteúdo para saber mais!

O que é uma notificação extrajudicial?

Antes de mais nada, é importante entender primeiramente o que é uma notificação extrajudicial, uma vez que é uma forma de diminuir estresses ou perda de tempo.

A notificação extrajudicial é um instrumento de comunicação, ou uma espécie de aviso, que procura resolver situações entre partes interessadas, sem que seja necessário levar a vias oficiais.

Isso quer dizer que está por fora dos meios judiciais, por isso o “extra”.

Em casos assim, agentes externos e meios distintos são envolvidos no processo, que geralmente se configura em uma carta escrita conforme requisitos legais.

Basicamente, a notificação extrajudicial pode ser utilizada para cobranças, solicitar documentos importantes, notificar um cancelamento de serviço, notificar pendências, entre outras coisas.

Antes do desenvolvimento tecnológico, por exemplo, a notificação extrajudicial era feita pelo cartório com um valor específico.

Hoje esse processo pode ser modernizado pela tecnologia, o que pode tornar mais fácil lidar com burocracias jurídicas e evitar gastos não estratégicos.

Precisa ser advogado para fazer notificação extrajudicial?

É comum encontrar dúvidas sobre quem pode fazer uma notificação extrajudicial e se é preciso um advogado para isso.

A resposta é que qualquer pessoa, física ou jurídica, ou empresa pode fazer uma.

Ou seja, se souber como fazer uma notificação extrajudicial, esse instrumento pode ser usado todos.

Nesse mesmo sentido, qualquer um também pode ser notificado.

Qual o valor de uma notificação extrajudicial?

qual o valor da notificação extrajudicial

O valor da notificação extrajudicial varia de acordo com o meio que é utilizado para entrega. 

Inclusive, esse é um grande destaque para esse instrumento. O fato de ter uma boa variedade de opções para envio e conferência, que vão variar o valor da notificação extrajudicial. 

 

Cartório

O envio por cartório torna o valor da notificação extrajudicial mais alto, mas depende de quanto custa em cada Estado, do próprio cartório selecionado e também das quantidades de páginas. 

Para 2023, o valor da notificação extrajudicial no cartório é de aproximadamente R $182, só que pode variar para mais ou para menos. 

O motivo do valor ser mais alto é que um oficial do cartório é encarregado de intimar a pessoa notificada para que ela assine a confirmação de que recebeu a notificação. 

 

Correios

Ao utilizar os correios como opção para envio, o valor da notificação extrajudicial é a taxa do próprio correio, porque é enviado como se fosse uma carta. 

Então o valor é um pouco mais baixo, só que varia de acordo com a quantidade de páginas e fica mais difícil de anexar documentos. 

Esse modo tem uma formatação própria do correio e é possível depois ter a documentação certa sobre tudo que foi enviado, que pode servir como prova para usar futuramente, caso precise. 

É importante que seja solicitado o serviço adicional de Aviso de Recebimento (AR) para que seja formalizado que a pessoa recebeu a notificação extrajudicial. 

 

Via AR Online

O processo de elaboração e envio de uma notificação extrajudicial pode ser um pouco complexo. Mas com tecnologia jurídica certa, é possível que seja mais simples e eficiente. 

Como é o caso do AR Online, que visa tornar o processo mais ágil, confiável e seguro com o uso do Aviso de Recebimento no meio virtual. 

Essa é uma solução que garante a segurança das mensagens com o uso de criptografia e outros mecanismos. 

Além de simplificar o envio com um processo mais moderno e ágil, o AR Online também reduz em até 80% dos custos comparado com serviços postais. 

E tem mais, esse percentual pode ser ainda maior se for o caso de envio via cartório, por causa dos custos elevados cartorários. 

Então o AR Online reduz bastante o valor da notificação extrajudicial, diminui estresse e se compromete com o suporte de problemas.

 

Faça o envio da notificação extrajudicial de forma segura e com valor reduzido com o AR Online!

Quais os documentos necessários para enviar uma notificação extrajudicial?

Para entender como fazer uma notificação extrajudicial, é preciso saber quais são os documentos necessários

Um dos pontos mais importantes e centrais é a identificação. 

É recomendável que tenha todas as informações de nome completo, CPF, nacionalidade, estado civil, endereço, ou seja, tudo que permite identificar alguém. 

Tanto o notificante quanto o notificado precisam incluir essas informações. 

Além disso, a pessoa que elaborou a notificação extrajudicial pode colocar em anexo mais informações sobre cálculos que formam a base do pedido. 

Ou qualquer outro documento que possa trazer mais credibilidade e sustentam o que foi solicitado. 

Mas nenhum desses documentos é obrigatório. 

Como fazer uma notificação extrajudicial?

Notificação extrajudicial Valor: Quanto custa para enviar?

Existe um pequeno passo a passo de como fazer uma notificação extrajudicial. 

Antes de tudo, é bom que os documentos de notificação extrajudicial estejam inclusos no corpo do texto. 

O primeiro passo é deixar bem claro quem são os envolvidos naquela situação com a identificação correta. 

Em seguida, esclarecer qual é o vínculo e a relação das partes interessadas. Isto é, se for o caso de uma cobrança de alguma pendência, precisa estar bem desenvolvido e explicado. 

Depois disso, escreva qual é a condição, quanto é o pagamento e como ele deve ser feito. Aqui é importante colocar o local, prazo e mais informações para descrever bem qual é a solicitação. 

Por fim, caso não seja cumprido o que for acordado pela notificação extrajudicial, precisa estar escrito quais serão as possíveis penas e consequências para isso. 

 

Como enviar uma notificação extrajudicial?

Existem algumas estratégias de como enviar notificação extrajudicial, que são por meio de cartórios, correios e notificação eletrônica. 

O modelo mais comum é levar a documentação até um Cartório Registro de Títulos e Documentos para preencher um formulário com todas as informações necessárias. 

Outra opção é utilizar os correios para envio da notificação. Esse modelo funciona de forma bem tradicional, como se fosse o envio de uma carta, que precisa conter assinatura e endereço. 

Isso sem esquecer do serviço de Aviso de Recebimento, para garantir que a pessoa notificada tenha ciência do que foi pedido. 

Diferente dos modelos tradicionais, que podem sofrer imprevistos como atraso ou má envio, a notificação eletrônica usa a tecnologia jurídica para ser um processo mais rápido, simples e seguro. 

Essa estratégia tem dentro dela opções de envio como e-mail, SMS, WhatsApp e até mesmo notificações por voz. 

Por oferecer segurança, consistência e agilidade, as notificações eletrônicas crescem cada vez mais. 

 

Conheça as nossas soluções de AR Online e realize o envio de uma notificação extrajudicial com mais agilidade e segurança! 

 

Conclusão

Conhecer mais o processo de envio de uma notificação extrajudicial é importante para entender o valor por trás, que pode mudar de acordo com a via que for escolhida. 

A notificação eletrônica é uma forma de evitar qualquer imprevistos de atraso ou então de envios menos eficientes que tornam o processo de solução mais longo. 

Conte com a AR-Online para o envio de notificações extrajudiciais mais ágeis, seguras e confiáveis. Conheça nossos planos! 

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco, clique aqui e vamos conversar.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Mais posts

Abrir conversa
1
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá! Podemos te ajudar?