Prazo para responder notificação extrajudicial: Afinal, como funciona?

advogada em seu escritório respondendo notificação extrajudicial no prazo
Não sabe o prazo para responder à notificação extrajudicial? Veja como funciona no AR Online e tire suas dúvidas! Clique!

Compartilhe esse post

Muitas pessoas, quando recebem sua primeira notificação judicial, não sabem quais são os próximos passos a tomar para responder a empresa que a enviou. 

Existem até pessoas que ficam “assustadas” por não saberem o que é a notificação extrajudicial

Uma notificação extrajudicial nada mais é do que um método que as empresas utilizam para requerer o pagamento de algum débito que está no nome do cliente. 

O método de notificação extrajudicial existe para comprovar que o cliente recebeu ou tomou conhecimento de qualquer ação jurídica registrada em seu nome. 

No entanto, é muito comum que as pessoas se perguntem: “Existe um prazo para responder uma notificação extrajudicial?”. 

Sabendo disso, o AR Online preparou este artigo para responder essa dúvida de uma vez por todas.

O que é e para que serve uma notificação extrajudicial? 

Em suma, uma notificação extrajudicial é um aviso, enviado por uma empresa, que busca solucionar conflitos e situações variadas de uma maneira simples e amigável — geralmente, com a proposição de um acordo. 

Diferente da notificação judicial, a extrajudicial não está atrelada ao ambiente jurídico. Isso porque o objetivo do aviso é evitar envolver a justiça para solucionar o problema. 

Enquanto a notificação judicial está totalmente atrelada ao ambiente jurídico, a extrajudicial está associada com cartórios, com os correios e com aplicações online que ajudam no envio da carta. 

A notificação extrajudicial serve para alertar qualquer tipo de assunto, claramente, de uma maneira amigável e menos burocrática para a solução do problema. 

Ela pode ser útil para cobrar inadimplentes, como devedores que não pagam o aluguel de um imóvel ou então contratam um serviço mas não arcam com as despesas. 

Ao invés de simplesmente as empresas cortarem os laços de vez, é mais justo enviar uma notificação extrajudicial para elaboração de uma proposta de acordo. 

Com isso, a notificação dá a oportunidade do devedor explicar o motivo do débito e acordar uma proposta com a empresa que a enviou. 

No entanto, ela também pode ser utilizada para informar para certo público a mudança de um endereço, prazos de pagamento, solicitação do cumprimento das obrigações, solicitação de reembolso e outros. 

Como funciona uma notificação extrajudicial? 

Qualquer pessoa pode notificar extrajudicialmente outra, porém, a carta deve ser feita e assinada por um advogado. Isso porque ele terá a capacidade técnica de manusear a ação com base na lei. 

Para você saber como o processo funciona na prática, preparamos um passo-a-passo de como realizar uma notificação extrajudicial. Confira abaixo: 

Passo 1: Para fazer uma notificação extrajudicial, primeiramente, você deve procurar um(a) advogado(a) que será responsável por providenciar o conteúdo a ser notificado. 

Passo 2: O advogado deverá enviar três vias da notificação ao Cartório de Registro de Títulos de Documentos do local onde o devedor mora e pagar os custos — que variam de acordo com o conteúdo do documento e a quantidade de folhas. 

Passo 3: A notificação deve ser enviada com prazo mínimo de vinte dias, mas no conteúdo pode constar uma estipulação de prazo da própria empresa para o cumprimento da obrigação. Porém, é recomendado que este prazo não seja inferior aos vinte dias. 

Passo 4: Seguindo todos estes passos, a sua notificação estará pronta para ser enviada ao devedor. Agora, é só esperar o notificado retornar para ambos entrarem em um acordo, caso exista. 

Como pode ser encaminhada uma notificação extrajudicial?

advogado e cliente conversando sobre como encaminhar uma notificação extrajudicial

Você deve estar se perguntando: “Como posso realizar o envio da notificação extrajudicial?”.  Você pode efetuá-la de uma maneira simples! 

Após estruturar o documento de acordo com os padrões descritos em lei, você pode realizar o envio pelos Correios, mas existe uma maneira mais prática e econômica. 

Graças às ferramentas tecnológicas atuais, agora é possível enviar as notificações extrajudiciais de maneira digital. 

Esse é um método mais prático, ágil, econômico e igualmente confiável. Nele, você pode enviar suas notificações extrajudiciais pelo e-mail, SMS, voz e WhatsApp com validade jurídica

Você pode ter todos os benefícios do envio da notificação extrajudicial digital no AR Online. 

Conheça nossos planos e envie sua notificação de maneira prática e totalmente segura.

Qual o prazo para responder notificação extrajudicial?

Alguns prazos de notificações extrajudiciais podem ser estipulados em lei, mas o notificador também pode estabelecer o seu próprio tempo. 

No caso, se o devedor se negar a receber a notificação, prevalecerá a Fé Pública do notificador, quando declarado que o aviso foi enviado e recusado pelo destinatário. 

No entanto, se o notificado já tenha solucionado o problema em questão, é necessário o envio de uma resposta afirmando o cumprimento da obrigação, com o aviso de recebimento, informando: como, quando e onde foi cumprida. 

Nesses casos, também é possível enviar a contranotificação. No geral, elas não possuem prazos para serem feitas. 

Feito isso, é importante que você guarde a resposta enviada para o destinatário como comprovação de que a notificação foi respondida corretamente. 

Como contar prazo extrajudicial?

Quando enviar uma notificação extrajudicial, é importante que você evidencie no documento o prazo que ele terá para realizar o retorno. 

Como dito anteriormente, o prazo pode ser delimitado pela legislação, ou o notificante pode estabelecer o seu próprio tempo. 

Na notificação extrajudicial, ressalte se o prazo deve ser contabilizado em dias corridos ou úteis e quando será iniciado — geralmente sendo no dia do recebimento da notificação. 

Caso você seja notificado, leia em seu aviso se há algum texto informando o dia do início da contagem do prazo. Se não houver, entre em contato com a empresa que realizou o envio. 

Por isso, é importante que os notificadores estipulem um prazo razoável para que os devedores consigam se organizar para responder a notificação. 

O que acontece se não responder uma notificação extrajudicial?

advogado em seu escritório respondendo uma notificação extrajudicial

Se a notificação extrajudicial for enviada pelos Correios, são realizadas três tentativas de entrega, em dias e horários diferentes. Assim, é possível que em algumas dessas tentativas a carta seja entregue ao notificado. 

Porém, se nessas três tentativas a notificação não for entregue, o Cartório emitirá uma certidão avisando sobre a recusa do recebimento.

A certificação é também emitida quando o endereço não é existente, ou quando o notificado não for encontrado no endereço estipulado. 

Se o notificado se recusar a receber a notificação extrajudicial, a Fé Pública prevalecerá do escrevente, que declarará a recusa do destinatário. 

Recebi notificação extrajudicial: E agora? O que fazer? 

Se você recebeu uma notificação extrajudicial, é muito provável que a empresa ou o serviço que lhe enviou está tentando entrar em contato para fazer um acordo. 

No momento que tomar conhecimento da notificação, entre em contato com a empresa para que você possa prosseguir com o acordo e não ficar inadimplente. 

No entanto, se você recebeu uma notificação extrajudicial por engano ou por um serviço que já foi cancelado, é importante dar um retorno afirmando que ocorreu um erro. 

Nesses casos, você pode realizar a contranotificação extrajudicial, informando que ocorreu um erro e comprovando que o cumprimento das obrigações já foi efetuado ou o serviço já foi cancelado. 

Caso a empresa ainda insista no problema, entre em contato com um advogado para que ele possa auxiliar na resolução do problema. 

Para não ter erros no envio das suas notificações extrajudiciais, escolha o AR Online, serviço de envio de notificação com validade jurídica online. Conheça nossos planos! 

Conte com o AR Online: um jeito mais rápido, fácil e seguro para enviar ou receber notificações com validade jurídica. 

Erros acontecem e isso é comum. No entanto, quando falamos de notificações extrajudiciais, temos que ter muito cuidado. 

Para que não aconteça mais erros durante o envio da notificação, você pode optar por métodos mais eficazes e digitais, como o AR Online. 

Com os nossos serviços, você diminui a sua margem de erro das notificações e envia para seus clientes de maneira rápida, segura e fácil. 

Escolhendo os serviços do AR Online como seu aliado, você pode enviar notificações extrajurídicas via E-mail, SMS, Voz e WhatsApp com validade jurídica. 

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona o prazo para responder uma notificação extrajudicial, você pode organizar melhor o seu tempo para elaborar sua resposta. 

E, caso você queria diminuir a margem de erro de suas notificações, pode contar com o AR Online. 

Com os nossos serviços, você otimiza o seu tempo e ainda envia notificações extrajudiciais de maneira prática e rápida. 

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco, clique aqui e vamos conversar.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Mais posts

Abrir conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?