Sustentabilidade nas empresas: estratégias para um futuro mais verde

Ações de sustentabilidade nas empresas são capazes de reduzir custos e melhorar a reputação da marca no mercado. Conheça exemplos de estratégias para adotar! 

Compartilhe esse post

Sustentabilidade nas empresas: importância e exemplos

Sustentabilidade nas empresas: estratégias para um futuro mais verde
Ações de sustentabilidade nas empresas deixaram de ser um detalhe se tornaram questões fundamentais para as organizações que querem se destacar no mercado. 
 
Isso porque essas práticas trazem benefícios como fortalecimento da imagem exterior e redução de custos nos setores produtivos. 
 
Por essas razões, os negócios sustentáveis têm ficado cada vez mais populares. 
 
Dito isso, quer aprender tudo sobre o tema e ainda conferir exemplos de projetos de sustentabilidade nas empresas?  Continue com a gente durante a leitura! 
 

O que é sustentabilidade dentro de uma empresa?

A sustentabilidade nas empresas são ações adotadas que visam o crescimento econômico da organização sem que esse processo cause danos ao meio ambiente. 
 
Ou seja, é um planejamento estratégico que tem como objetivo reduzir o impacto ambiental na hora da entrega de produtos e serviços oferecidos. 
 
Essas práticas também são vistas como sustentabilidade econômica, uma vez que visam desenvolver a empresa economicamente a partir de ações que levam em consideração questões ambientais e sustentáveis. 
 
Neste sentido, ao invés de investir em um desenvolvimento de curto prazo que aspira somente o lucro, a visão da sustentabilidade faz as empresas apostarem em um crescimento a longo prazo e com processos operacionais mais conscientes. 
 
Em suma, esse é o principal objetivo das práticas sustentáveis nas empresas: ajudar a estruturar processos operacionais que auxiliem no crescimento dos negócios sem prejudicar o meio ambiente. 
 

Qual é a importância da sustentabilidade nas empresas?

A importância da sustentabilidade econômica nas empresas é garantir que as organizações utilizem os recursos naturais de forma consciente para contribuir com a preservação do meio ambiente. 
 
Dessa forma, a empresa assume uma postura de responsabilidade com práticas sustentáveis que colaboram com o mercado corporativo e a sociedade como um todo. 
 
A sustentabilidade também atua na organização interna de um negócio, uma vez que passa a ser um valor institucional. Ou seja, vira uma função coletiva de todos os colaboradores. 
 
Além disso, adotar práticas sustentáveis é importante para que a empresa assuma um posicionamento e fortaleça a própria reputação no mercado de trabalho. 
 
Isso, inclusive, pode ser um diferencial competitivo, como mostra uma pesquisa feita pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) que foi divulgada na 37ª edição da feira de alimentos e bebidas Apas Show
 
De acordo com os dados levantados, 95% dos brasileiros priorizam produtos e serviços de empresas que adotam ações sustentáveis. Então, a tendência é que o negócio atraia mais clientes, o que pode ser visto como um dos benefícios da sustentabilidade nas empresas. 
 
 

Quais são exemplos de sustentabilidade em uma empresa?

Há várias formas de aplicar a sustentabilidade dentro dos processos da empresa, como: 
 
  • gestão de resíduos
  • eficiência energética
  • inovação verde 
  • economia circular
  • engajamento da equipe
  • certificações e selos sustentáveis
  • transparência e relatórios
 
Falaremos sobre cada uma dessas ações logo abaixo. 
 

Gestão de resíduos

Se a empresa comercializa produtos físicos que utilizam embalagens e outros materiais, um exemplo de prática sustentável é a gestão de resíduos. 
 
Ela serve para incentivar a reciclagem e compostagem do que não é aproveitado no processo produtivo. 
 
Também é interessante que as empresas procurem alternativas para diminuir o uso de embalagens e de materiais descartáveis. 
 

Eficiência energética

Normalmente, as empresas consomem bastante energia para terem um funcionamento pleno. Neste sentido, uma prática sustentável é buscar a eficiência energética. 
 
Em síntese, significa adotar medidas que foquem em um consumo mais consciente de energia. Isso pode ser feito com uso de iluminação natural ou artificial que sejam mais econômicas, por exemplo. 
 

Inovação verde

Sustentabilidade nas empresas: estratégias para um futuro mais verde
A inovação verde é outra prática sustentável que diz respeito ao incentivo de pesquisas que procuram encontrar soluções ecológicas para o desenvolvimento. 
 
Um dos grandes exemplos de projetos de sustentabilidade nas empresas é o AR Online. 
 
No caso, o AR Online é uma plataforma focada no envio de notificações extrajudiciais, comunicados de cobrança e documentações por vias eletrônicas. 
 
O fato de trabalhar com envios que têm Validade Jurídica no meio online torna possível a redução do uso de papéis para impressão e envelopes, por exemplo. Logo, são práticas sustentáveis que fazem toda a diferença. 
 

Economia circular

Outro jeito de tornar a empresa sustentável é adotar a economia circular. Essa é uma prática que visa estimular as seguintes ações diante dos produtos: 
 
  • reutilização;
  • reciclagem;
  • renovação. 
 
Assim, é possível estender o ciclo de vida útil do bem. 
 
 

Engajamento da equipe

Lembra que mencionamos sobre a sustentabilidade influenciar na organização interna das empresas? Isso tem muito a ver com o engajamento da equipe, que pode ser influenciado pelas organizações. 
 
A ideia é conscientizar os colaboradores sobre as ações sustentáveis e estimular o uso delas nas funções do dia a dia. 
 

Certificações e selos sustentáveis

Existem certificações e selos que são específicos para o reconhecimento das empresas sustentáveis. 
 
Vale a pena ir atrás dessas certificações para ajudar no fortalecimento da reputação do negócio e alinhar os processos operacionais com a sustentabilidade. 
 

Transparência e relatórios

Todas as estratégias e práticas sustentáveis adotadas pelas empresas podem ser mostradas ao público externo por meio de relatórios e políticas de transparência. 
 
O objetivo é apresentar o compromisso que a organização tem com a preservação do meio ambiente e demais questões sustentáveis. 
Sustentabilidade nas empresas: estratégias para um futuro mais verde

Entenda compromisso que o AR Online tem com a sustentabilidade

Com o AR Online, é possível notificar quem quiser e enviar documentos eletrônicos com tecnologias que garantem a Validade Jurídica deles, como o Carimbo do Tempo – ICP Brasil e Aviso de Recebimento
 
O fato de utilizarmos o meio digital para viabilizar esses envios mostra o compromisso que o AR Online tem com a sustentabilidade. 
 
Os envios tradicionais pelo meio físico envolvem gastos como papel para impressão e envelopes, certo? Além disso, o processo de entrega também inclui a emissão de CO² dos veículos que precisam realizar o serviço. 
 
Para você ver como faz diferença, o AR Online já enviou mais de 24 milhões de notificações por via eletrônica. Sabe o que isso significa?
 
  • mais de 525 árvores poupadas; 
  • mais de 105.000.000 litros de água economizada; 
  • mais 15.12 kg CO² não emitidos.
 
Isso só mostra que práticas sustentáveis, assim como as que são adotadas pelo AR Online, fazem a diferença para preservação do meio ambiente e cuidado com a sociedade. 
 
Envie notificações extrajudiciais com o AR Online sem causar nenhum impacto ambiental! 
 

Conclusão

Falar sobre sustentabilidade nas empresas significa pensar em estratégias voltadas para o crescimento econômico das organizações, alinhado a práticas que reduzem os impactos no meio ambiente. 
 
Esses processos são importantes para que as empresas assumam responsabilidade social com questões ambientais, bem como para fortalecer a reputação que têm no mercado. 
 
Este conteúdo te ajudou? Aproveite para conferir dicas de como reduzir custos no jurídico

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Mais posts

Abrir conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?