Você sabe como fazer a  cobrança de inadimplentes?

Essa pergunta é bem importante, uma vez que todas as empresas podem ter que lidar com a inadimplência, independentemente do nicho de mercado.

Quando surgirem situações assim, é preciso ter atenção para lidar com os clientes da melhor forma.

Assim, evita o risco de gerar insatisfação e perder o cliente, que é a base para qualquer tipo de organização.

Uma maneira de resolver esses casos de um jeito mais simples e rápido é por meio da via extrajudicial com notificações e comunicados.

Vamos aprender mais sobre quais são esses tipos de cobrança e como elas podem ser feitas?

Então, acompanhe esse conteúdo até o final!

Cliente inadimplente: e agora? 

De forma bem direta, a inadimplência é a falta de pagamento de uma conta ou dívida, que deixa em aberto essa situação.

Imagine que um cliente tenha alugado um imóvel por meio da sua empresa e deixou de fazer o pagamento das parcelas mensais.

Nesse caso, ele vira inadimplente por ter descumprido uma obrigação financeira e pode ser o caso de uma rescisão contratual

Agora, a inadimplência é uma realidade no Brasil.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou que as famílias inadimplentes somam 30,3% e 10,9% não conseguirão pagar as contas.

Então como lidar nessas situações?

O primeiro passo pode ser analisar o perfil do cliente para entender melhor a situação.

Em seguida, é necessário elaborar uma estratégia para informar o cliente sobre a dívida.

Ou seja, qual será a forma do comunicado e quando enviar para que o cliente tenha ciência que precisa está em débito com a empresa.

Quando fazer a cobrança de um cliente que está inadimplente?

A inadimplência pode acontecer por diversos motivos.

Às vezes, o cliente está em algum momento financeiro difícil ou só deixou de realizar o pagamento por desorganização, por exemplo.

Mas é importante analisar a razão da inadimplência para saber exatamente quando fazer a cobrança do cliente.

Porque vale a pena avaliar se o cliente tem esse costume ou se é um caso específico. Ou então se é um cliente que tem fidelização.

Isso tudo para saber se é interessante ou não enviar uma notificação extrajudicial para informar o cliente sobre a situação de inadimplência.

E, assim, traçar mais estratégias futuras para lidar com esse tipo de cliente.

5 formas de realizar a cobrança de inadimplentes

A forma como é feita a cobrança de inadimplentes tem relação direta se o pagamento por parte do cliente vai acontecer ou não.

Por mais que seja uma situação desagradável e que afete financeiramente a empresa, a abordagem precisa ser adequada para que o cliente tenha vontade de comprar novamente.

Uma das maneiras recomendadas para fazer isso é por vias extrajudiciais, ou seja, que pode ser feita fora de vias judiciais.

Desse jeito, é possível evitar burocracias e ainda procurar um acordo comum entre as partes.

Para te ajudar, listamos abaixo 5 formas de realizar a cobrança de inadimplentes.

1. Cobrança online

Com o avanço da tecnologia jurídica, enviar comunicados extrajudiciais online para avisar uma situação de inadimplência ficou bem mais fácil.

A empresa consegue encaminhar essa notificação em busca de um acordo com o cliente.

Isso tudo com Aviso de Recebimento e Validade Jurídica para que seja um processo eficiente, íntegro e com segurança.

A cobrança online é mais econômica por evitar gastos com impressões, selos, envelopes e serviços de fretes.

Além de ser mais seguro e ágil por ter menos riscos do documento ser perdido no meio do trajeto e ser enviado de maneira instantânea.

Ao usar esse tipo de cobrança, as empresas economizam custos estratégicos, melhoram a comunicação com os clientes, lidam menos com burocracias e aumentam a segurança dos comunicados.

2. Cobrança por e-mail

Outra forma de fazer a cobrança de inadimplentes é por e-mail, que também é uma opção mais barata e eficiente.

Com soluções online, é possível ainda ter o rastreamento do envio e contar com Aviso de Recebimento para ter a certeza de que o cliente recebeu e está ciente da situação.

Isso sem contar que a cobrança por e-mail também conta com Validade Jurídica e tem mais agilidade no envio.

3. Cobrança por WhatsApp

A cobrança também tem a opção de ser feita via WhatsApp.

É sempre recomendado que a notificação por esse meio tenha um Aviso de Recebimento para garantir a Validade Jurídica.

Não existe uma regra única de como ela deve ser escrita, mas é preciso ter identificação das partes envolvidas, a descrição do acontecimento, dos prazos e da consequência caso não seja cumprido.

4. Cobrança Legal

O uso de Cobrança Legal é uma alternativa mais extrema, se não for possível encontrar um acordo em comum com o cliente.

Nesse caso, a cobrança legal é registrada em serviços notariais e de registro.

Assim, o cliente tem até três dias para fazer o pagamento ou pode ter o nome registrado como dívida.

Como prevenir a inadimplência?

Como você já sabe, a inadimplência é uma realidade no Brasil.

Mas existem algumas dicas que podem ajudar a prevenir.

Uma delas é aproximar a relação com o cliente para entender melhor qual o perfil dele, o que ajuda também no processo de fidelização.

Outra sugestão é analisar o crédito com o requerimento de dados pessoais ou bancários para observar o risco de uma venda.

Automatizar as cobranças também pode funcionar para que o cliente não precise efetuar o pagamento manualmente.

Além disso, construa uma boa gestão para atuar na resolução desses problemas.

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Conclusão

A cobrança de inadimplentes feita por notificações extrajudiciais é uma maneira de resolver conflitos sem que precise envolver burocracias jurídicas.

Além disso, reduz custos de envios para as empresas e aproxima a relação com os clientes.

Lembrando que se o processo de cobrança for mais eficiente, as chances de fidelização e novas compras por parte do cliente são maiores.

Se você ficou interessado e quer aprofundar mais no tema, leia também sobre quanto custa para enviar uma notificação extrajudicial.

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