Cobrança de inadimplentes: 5 formas de realizar

Cobrança de inadimplentes: 5 formas de realizar

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Você sabe como fazer a  cobrança de inadimplentes? 

Essa pergunta é bem importante, uma vez que todas as empresas podem ter que lidar com a inadimplência, independentemente do nicho de mercado. 

Quando surgirem situações assim, é preciso ter atenção para lidar com os clientes da melhor forma. 

Assim, evita o risco de gerar insatisfação e perder o cliente, que é a base para qualquer tipo de organização. 

Uma maneira de resolver esses casos de um jeito mais simples e rápido é por meio da via extrajudicial com notificações e comunicados. 

Vamos aprender mais sobre quais são esses tipos de cobrança e como elas podem ser feitas? 

Então, acompanhe esse conteúdo até o final! 

Cliente inadimplente: e agora? 

De forma bem direta, a inadimplência é a falta de pagamento de uma conta ou dívida, que deixa em aberto essa situação. 

Imagine que um cliente tenha alugado um imóvel por meio da sua empresa e deixou de fazer o pagamento das parcelas mensais.

Nesse caso, ele vira inadimplente por ter descumprido uma obrigação financeira e pode ser o caso de uma rescisão contratual

Agora, a inadimplência é uma realidade no Brasil. 

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou que as famílias inadimplentes somam 30,3% e 10,9% não conseguirão pagar as contas. 

Então como lidar nessas situações? 

O primeiro passo pode ser analisar o perfil do cliente para entender melhor a situação. 

Em seguida, é necessário elaborar uma estratégia para informar o cliente sobre a dívida. 

Ou seja, qual será a forma do comunicado e quando enviar para que o cliente tenha ciência que precisa está em débito com a empresa. 

Quando fazer a cobrança de um cliente que está inadimplente?

A inadimplência pode acontecer por diversos motivos. 

Às vezes, o cliente está em algum momento financeiro difícil ou só deixou de realizar o pagamento por desorganização, por exemplo. 

Mas é importante analisar a razão da inadimplência para saber exatamente quando fazer a cobrança do cliente

Porque vale a pena avaliar se o cliente tem esse costume ou se é um caso específico. Ou então se é um cliente que tem fidelização. 

Isso tudo para saber se é interessante ou não enviar uma notificação extrajudicial para informar o cliente sobre a situação de inadimplência. 

E, assim, traçar mais estratégias futuras para lidar com esse tipo de cliente.

5 formas de realizar a cobrança de inadimplentes

A forma como é feita a cobrança de inadimplentes tem relação direta se o pagamento por parte do cliente vai acontecer ou não. 

Por mais que seja uma situação desagradável e que afete financeiramente a empresa, a abordagem precisa ser adequada para que o cliente tenha vontade de comprar novamente. 

Uma das maneiras recomendadas para fazer isso é por vias extrajudiciais, ou seja, que pode ser feita fora de vias judiciais. 

Desse jeito, é possível evitar burocracias e ainda procurar um acordo comum entre as partes. 

Para te ajudar, listamos abaixo 5 formas de realizar a cobrança de inadimplentes. 

1. Cobrança online

Com o avanço da tecnologia jurídica, enviar comunicados extrajudiciais online para avisar uma situação de inadimplência ficou bem mais fácil. 

A empresa consegue encaminhar essa notificação em busca de um acordo com o cliente. 

Isso tudo com Aviso de Recebimento e Validade Jurídica para que seja um processo eficiente, íntegro e com segurança. 

A cobrança online é mais econômica por evitar gastos com impressões, selos, envelopes e serviços de fretes. 

Além de ser mais seguro e ágil por ter menos riscos do documento ser perdido no meio do trajeto e ser enviado de maneira instantânea. 

Ao usar esse tipo de cobrança, as empresas economizam custos estratégicos, melhoram a comunicação com os clientes, lidam menos com burocracias e aumentam a segurança dos comunicados. 

2. Cobrança por e-mail

Outra forma de fazer a cobrança de inadimplentes é por e-mail, que também é uma opção mais barata e eficiente. 

Com soluções online, é possível ainda ter o rastreamento do envio e contar com Aviso de Recebimento para ter a certeza de que o cliente recebeu e está ciente da situação. 

Isso sem contar que a cobrança por e-mail também conta com Validade Jurídica e tem mais agilidade no envio. 

3. Cobrança por WhatsApp

Cobrança de inadimplentes: 5 formas de realizar

A cobrança também tem a opção de ser feita via WhatsApp

É sempre recomendado que a notificação por esse meio tenha um Aviso de Recebimento para garantir a Validade Jurídica. 

Não existe uma regra única de como ela deve ser escrita, mas é preciso ter identificação das partes envolvidas, a descrição do acontecimento, dos prazos e da consequência caso não seja cumprido. 

4. Cobrança Legal

O uso de Cobrança Legal é uma alternativa mais extrema, se não for possível encontrar um acordo em comum com o cliente. 

Nesse caso, a cobrança legal é registrada em serviços notariais e de registro.

Assim, o cliente tem até três dias para fazer o pagamento ou pode ter o nome registrado como dívida. 

Como prevenir a inadimplência?

Como você já sabe, a inadimplência é uma realidade no Brasil. 

Mas existem algumas dicas que podem ajudar a prevenir. 

Uma delas é aproximar a relação com o cliente para entender melhor qual o perfil dele, o que ajuda também no processo de fidelização. 

Outra sugestão é analisar o crédito com o requerimento de dados pessoais ou bancários para observar o risco de uma venda. 

Automatizar as cobranças também pode funcionar para que o cliente não precise efetuar o pagamento manualmente. 

Além disso, construa uma boa gestão para atuar na resolução desses problemas. 

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Cobrança de inadimplentes: 5 formas de realizar

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Conclusão

A cobrança de inadimplentes feita por notificações extrajudiciais é uma maneira de resolver conflitos sem que precise envolver burocracias jurídicas. 

Além disso, reduz custos de envios para as empresas e aproxima a relação com os clientes. 

Lembrando que se o processo de cobrança for mais eficiente, as chances de fidelização e novas compras por parte do cliente são maiores. 

Se você ficou interessado e quer aprofundar mais no tema, leia também sobre quanto custa para enviar uma notificação extrajudicial.

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