Pergunta rápida: você tem que lidar com casos de inadimplência de clientes e quer saber como reduzir esse cenário sem muito estresse? Então, você precisa conhecer mais sobre o e-mail de cobrança.
Ele é bastante usado como estratégia de comunicação para resolver problemas de uma forma mais simples e direta com os clientes.
Inclusive, é importante que toda empresa tenha conhecimento sobre essa ferramenta, porque a inadimplência é uma realidade no Brasil.
Neste sentido, comunicados de cobrança extrajudiciais como o e-mail são fundamentais para os negócios resolverem essas situações e evitarem prejuízos financeiros.
Ao longo deste conteúdo, vamos ensinar exatamente o que é esse modelo de cobrança, os tipos existentes e como ele pode ter Validade Jurídica!
O que é o e-mail de cobrança?
O e-mail de cobrança é uma ferramenta utilizada para realizar a
cobrança de inadimplentes e resolver a situação por meios extrajudiciais.
Ou seja, é uma maneira de entrar em contato com pessoas que atrasaram os pagamentos sem precisar acionar o Poder Judiciário. Logo, tende a ser um processo menos burocrático e mais amigável.
A ideia é informar o cliente sobre o prazo de vencimento e que a empresa não encontrou o pagamento dele. Assim, é possível deixá-lo ciente do atraso e manter a comunicação até que a dívida seja quitada.
Esse comunicado em formato de e-mail pode ser feito tanto por pessoa física quanto por jurídica. Contudo, é importante que ele seja feito por um advogado especialista.
Quando enviar um e-mail de cobrança
O primeiro passo é avaliar o motivo do cliente ter ficado inadimplente. Isto é, checar se é um caso frequente ou algo mais inédito. Às vezes, pode ser que a pessoa esteja em um momento financeiro delicado. Então é bom ter um cuidado especial para evitar estresse e não afastar o cliente.
Assim que essa análise for feita, vale a pena realizar um primeiro contato para informar sobre o vencimento da data de pagamento e propor soluções simples, como um acordo.
Inclusive, essa é uma boa maneira de
como reduzir a inadimplência. A partir disso, é possível criar mais estratégias para contribuir com esse cenário de redução.
Entenda melhor o AR-Online
Como um e-mail que tem o intuito de cobrar algo pode ter credibilidade e Validade Jurídica? Simples. Por meio de tecnologias jurídicas e ferramentas que garantem a integridade e legalidade do que foi enviado.
Aliás, todas essas tecnologias são usadas pelo AR Online, plataforma especializada no envio de notificações extrajudiciais, comunicados de cobrança e envio de documentos com Validade Jurídica.
Conheça um pouco mais desse serviço:
Processo Eletrônico de Comunicações
O AR Online trabalha com o processo eletrônico de comunicações, que envolve o envio de notificações por e-mail, mensagens de voz, SMS e WhatsApp.
Todos os envios são registrados com a data e hora do acontecimento para dar validade ao processo.
Confiabilidade do Processo