A inadimplência é uma situação bem frequente que empresas de todos os ramos precisam lidar, inclusive, na área da saúde. Por essa razão, é fundamental conhecer mais sobre a cobrança extrajudicial para planos de saúde.
Basicamente, são comunicados que conseguem encontrar soluções simples e rápidas em casos de inadimplência.
O que é tudo que as empresas querem, certo?
Afinal, clientes inadimplentes podem afetar a saúde financeira das operadoras dos planos e causar sérios prejuízos. Logo, é importante que esses casos sejam tratados com eficiência, o que pode ser feito com cobranças extrajudiciais.
Então, se quiser aprender o que é e como fazer uma cobrança extrajudicial para planos de saúde, siga com a gente até o final do conteúdo!
O que é cobrança extrajudicial?
A cobrança extrajudicial consiste em uma notificação enviada ao consumidor ou cliente para informar a situação de inadimplência dele, sem que seja necessário acionar o Poder Judiciário.
Ou seja, é uma forma de cobrar um pagamento atrasado ou alguma pendência específica.
O fato de ser extrajudicial torna o processo bem mais simples e amigável, o que facilita encontrar um acordo benéfico entre as partes.
Também tende a ser mais eficiente e menos burocrático, visto que é feita por fora de vias jurídicas e ainda pode contar com auxílio da tecnologia para ser enviada.
Ela pode ser feita por qualquer pessoa, seja física ou jurídica. Contudo, o ideal é que a
cobrança extrajudicial seja feita por um advogado especialista na área.
Como funciona a cobrança extrajudicial para planos de saúde?
A cobrança extrajudicial para planos de saúde funciona diretamente entre o cliente inadimplente e a empresa que ele deve o pagamento. No caso, uma seguradora ou operadora de saúde, por exemplo.
Então, vamos supor que um cliente tenha deixado de pagar a parcela mensal do plano de saúde e entra na situação de inadimplência. O que a empresa deve fazer?
Para isso, existem alguns passos que podem ser seguidos para resolver o problema. Mostraremos a seguir quais são.
Notificação de inadimplência
A primeira coisa a ser feita em casos de inadimplência é entrar em contato com o cliente para informar sobre a situação.
Logo, se a pessoa que usa o plano de saúde deixar de pagar uma mensalidade ou algum acordo financeiro, a seguradora deve falar com ela para deixá-la ciente da inadimplência. Esse contato pode ser feito por uma cobrança extrajudicial eletrônica.
O
Entendimento DIFIS n. 13 ainda coloca e-mails com Validade Jurídica, plataformas com mensagens criptografadas e envio de SMS com Aviso de Recebimento como meios de notificação aceitos pela Diretoria de Fiscalização da ANS.
Então, a empresa que fornece os serviços do plano deve informar na notificação qual é o valor que precisa ser pago, os prazos estabelecidos e ainda deixar explícito na cobrança extrajudicial o que acontece se a pessoa não pagar, isto é, as consequências.
Negociação e acordos
Digamos que a pessoa tenha recebido a notificação extrajudicial, o que fazer?
Provavelmente, ela vai entrar em contato com a operadora de saúde para tentar um novo acordo e condições para quitação da dívida. Se isso não acontecer, a própria empresa pode propor uma nova negociação para que o cliente saia da situação de inadimplência.
Por exemplo, a seguradora pode oferecer o parcelamento para o cliente realizar o pagamento e quitar a dívida.