Compartilhe esse post
A cobrança extrajudicial é uma ótima forma de garantir a cobrança de seus clientes, combater a inadimplência, ao mesmo tempo que se mantém um bom relacionamento. É uma forma simples de notificar as pessoas antes de uma movimentação judicial de fato.
Ao incorporar essa prática, a empresa define um processo que facilita a comunicação com os clientes e o fluxo de cobranças.
Nesse sentido, é importante estar atento às melhores formas de conduzir essa cobrança, bem como às melhores ferramentas a serem usadas.
O que é cobrança extrajudicial?
Vamos começar respondendo ao questionamento: o que significa cobrança extrajudicial?
Essa cobrança consiste em uma notificação direta ao cliente para solicitar acordo e informar que existe uma pendência de pagamento.
É como um aviso amigável, que precede medidas judiciais de fato. Assim, oferece maior flexibilidade para chegar a um acordo de benefício mútuo.
A cobrança extrajudicial se destaca como um método mais simples e menos oneroso do que a opção principal, a judicial. Também é uma forma de cortar caminho e evitar muitos processos por via jurídica, de modo a garantir maior eficiência.
A cobrança pode ser entregue de diferentes maneiras, incluindo a participação de cartórios, a ação dos Correios e até mesmo meios digitais.
Essa, aliás, é uma grande vantagem: a possibilidade de modernizar esse processo com o apoio da tecnologia.
Leia mais: E-mail de cobrança: comunicação eficaz e com Validade Jurídica.
Qual a diferença de cobrança judicial e extrajudicial?
A notificação extrajudicial feita com o intuito de cobrar é diferente da cobrança judicial propriamente dita. Nesse caso, a cobrança envolve meios jurídicos, sendo que a Justiça é que vai decidir como o pagamento será feito.
Envolve advogados, petições, a presença de um oficial de justiça para fazer a cobrança, etc. Caso a inadimplência não seja resolvida, a Justiça pode, então, solicitar a penhora de bens.
Ao passo que a cobrança extrajudicial é só um aviso que fornece ao cliente a possibilidade de negociar acordos da maneira conveniente para ele. É um processo inicial, que antecede os meios jurídicos, tentando evitar que eles sejam acionados.
A notificação extrajudicial para cobrança ainda envolve um recurso chamado de Aviso de Recebimento, que dá a certeza para quem cobra de que o cliente foi avisado. Nesse sentido, fornece maior segurança de que a notificação foi entregue sem nenhum problema.
Quais as vantagens da cobrança extrajudicial?
Veremos agora algumas vantagens de adotar a cobrança extrajudicial.
Podemos citar três:
-
melhor relacionamento com o cliente;
-
maior facilidade de negociação;
-
redução de custos.
Melhor relacionamento com o cliente
Um dos principais aspectos é o melhor relacionamento com o cliente. Uma empresa que busca oferecer a chance de negociação flexível, antes de entrar com métodos judiciais, se destaca no mercado.
Fica evidente que ela busca otimizar a relação com os consumidores e oferece um pouco mais de conforto, mesmo na difícil hora da cobrança.
Isso passa a imagem de que a empresa se preocupa com o cliente também e entende que a inadimplência pode ser fruto de emergência.
Dessa forma, a companhia não arrisca perder aquele cliente por conta dessa situação.
Mais facilidade na negociação
Com a cobrança extrajudicial, os acordos são negociados caso a caso, sem interferência da Justiça. Assim, torna-se mais fácil negociar e pensar cada situação em específico.
Logo, ambos podem chegar a um modelo que favorece as duas partes, principalmente garantindo que o cliente pague o que deve, mesmo que de uma forma mais demorada.
Afinal, assegurar o compromisso do cliente é melhor do que não receber nada.
Redução de custos
Outra ótima vantagem do ponto de vista da organização é a redução de custos. A cobrança extrajudicial tende a ser um método mais simples, econômico e flexível.
A empresa pode escolher a ferramenta que melhor combina, de acordo com sua necessidade e condições.
No geral, trabalhar com notificações extrajudiciais é bem menos custoso. Logo, é viável evitar problemas e dores de cabeça para assegurar um processo moderno, rápido e seguro.
Como é feita uma cobrança extrajudicial?
Há diferentes formas de enviar uma cobrança. Vamos conferir.
Cartório de Registro de Títulos e Documentos
Geralmente, esse meio é indicado para grandes dívidas, pois requer toda uma estrutura do Cartório para auxiliar. O cartório entrega a mensagem e garante o recebimento.
Carta com Aviso de Recebimento (via correios)
Esse recurso é ótimo, pois volta com a notificação acerca da mensagem, se ela foi entregue ou não. Isso é uma ótima forma de entender que não houve ruídos na comunicação, perda de mensagem e/ou problemas no processo de envio.
Notificação com validade jurídica de forma online
Há também a notificação online, que adota meios digitais para enviar as mensagens. Nesse caso, é possível usar e-mail, apps de mensageria e outras formas. Tudo isso com a garantia de validade e segurança.
Notificação extrajudicial eletrônica é válida?
Hoje em dia, nem resta mais dúvida: a notificação extrajudicial com meios eletrônicos é válida. Ela permite garantir a segurança do processo e a agilidade para assegurar que a comunicação seja feita com eficiência.
A grande vantagem é a rapidez. Não é preciso esperar por um prazo de entrega de serviços de correios, por exemplo, com a possibilidade de erros e atrasos. A mensagem é enviada instantaneamente, com o aviso de recebimento garantindo que ela foi conferida.
Como enviar uma notificação extrajudicial eletrônica?
Em suma, o processo consiste em:
-
01. Criar/ Registrar;
-
02. Entregar;
-
03. Informar por e-mail, SMS, voz ou Whatsapp.
Por que utilizar o AR Online?
Com AR online, você consegue criar suas cobranças extrajudiciais de forma simples e prática, entregá-las com segurança ao destinatário e enviar por SMS, por voz, por chat e outros meios.
Tudo isso no padrão exigido, com validade jurídica e segurança. Oferece praticidade para a empresa e flexibilidade para que o cliente se sinta bem.
Conclusão
A cobrança extrajudicial configura uma forma simples e moderna de avisar aos clientes sobre pendências ou inadimplências. Assim, é uma maneira menos onerosa, mais rápida e segura de manter o relacionamento saudável e vivo.
Com o AR Online, você não precisa se preocupar com os aspectos técnicos requeridos e pode simplesmente escrever e enviar notificações com facilidade.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco, clique aqui e vamos conversar.