Criptografia SSL: importância, funcionamento e implementação

Criptografia SSL: importância, funcionamento e implementação

Compartilhe esse post

A digitalização permeia todas as esferas da nossa vida, e no dia a dia, tornou-se comum realizarmos transações financeiras e compartilharmos informações pessoais no meio digital. 

Mas como garantir a segurança dessas operações? A resposta está na criptografia SSL.

Essa criptografia diz respeito a uma medida eficaz de segurança digital, que funciona como um escudo protetor para preservar a privacidade e assegurar a confiança nas operações do mundo virtual.

Hoje em dia, existe também o protocolo TLS, outro recurso criptográfico que surgiu em resposta às demandas por maior segurança nas comunicações online.

Quer entender tudo sobre criptografia SSL/TLS para garantir a segurança das suas operações online? Continue a leitura!

O que é a criptografia SSL?

O Sistema de Criptografia SSL (Secure Sockets Layer) surgiu em torno do ano de 1996, com o intuito de aumentar a segurança dos dados compartilhados dentro da internet.

O sistema SSL foi criado com a intenção de se apresentar como uma maneira eficaz de obter segurança de dados em comércio eletrônico e até hoje se mantém como uma ótima alternativa para garantir a segurança dos dados compartilhados dentro da internet.

Em suma, o SSL é um protocolo que utiliza duas chaves para criptografar os dados compartilhados, uma chave pública conhecida por todos e uma chave privada conhecida apenas pelo destinatário.

Os sites que utilizam o protocolo SSL são facilmente identificados pelo seu endereço URL que apresenta um “HTTPS” ao invés de “HTTP”, como é o caso do AR Online.

Qual a importância da criptografia SSL?

Em uma época onde a proteção de dados e a privacidade se tornam cada vez mais importantes, principalmente após o advento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), criptografar todos os dados que circulam na internet é crucial. 

Isso garante que qualquer pessoa, inclusive hackers, que eventualmente interceptem uma comunicação digital, leiam apenas uma série de caracteres misturados, e não a comunicação propriamente dita.

O protocolo SSL ainda impede que indivíduos estranhos adulterem ou corrompam a comunicação enviada através da internet.

Qual objetivo do protocolo SSL?

O objetivo do protocolo SSL é proporcionar uma camada extra de segurança em todas as comunicações enviadas pela internet.

De forma geral, esse sistema de criptografia procura proteger os seguintes aspectos das informações transmitidas por servidores:

  • confidencialidade;
  • integridade;
  • autenticidade.

Então, por exemplo, se você realiza o envio de um Ofício por via eletrônica, o uso do protocolo SSL durante a transmissão do documento eletrônico proporcionará segurança em todos os aspectos citados.

Como funcionam os certificados SSL?

Criptografia SSL: o que é, objetivo e diferença entre o TLS

Agora que você sabe o que é o SSL e a importância deste certificado, confira o passo a passo geral de como eles funcionam:

  • o proprietário de um site resolve implementar a segurança SSL e adquire o certificado de uma Autoridade Certificadora (AC);
  • a AC analisa os dados para confirmar a identidade do solicitante;
  • depois de ter os dados verificados, a AC gera um par de chaves criptográficas para o servidor;
  • quando a geração de chaves é concluída, a AC emite o certificado SSL;
  • o certificado é instalado no servidor;
  • o servidor envia o certificado SSL ao navegador quando um usuário acessa o site;
  • uma vez que a autenticidade é confirmada, o servidor e o navegador concordam com uma chave de sessão única.

Todos esses passos são necessários para criptografar a comunicação entre o usuário e o servidor para garantir a confidencialidade e autenticidade dos dados transmitidos.

Deu para entender bem o que é SSL, como funciona e para que serve esse certificado? Então, vamos falar sobre o TLS (Transport Layer Security) e a diferença para o SSL.

Qual a diferença entre o TLS e SSL?

O TLS (Transport Layer Security) é a evolução mais segura e robusta do SSL (Secure Sockets Layer), que surgiu para introduzir melhorias significativas na segurança das comunicações online.

Enquanto o SSL estabeleceu os primeiros padrões para criptografia e segurança na web, suas versões mais antigas apresentam vulnerabilidades, que levaram ao desenvolvimento do TLS.

Este último oferece algoritmos de criptografia mais avançados, um processo de handshake mais seguro e aprimoramentos gerais na autenticação e integridade dos dados.

O TLS é amplamente adotado como o protocolo preferencial para garantir a privacidade e a proteção das informações transmitidas pela Internet, representando uma escolha mais moderna e confiável em comparação com o SSL.

Como implementar e configurar a criptografia SSL e TLS?

Criptografia SSL: o que é, objetivo e diferença entre o TLS

O primeiro passo é obter o certificado de criptografia SSL/TLS de uma Autoridade Certificadora de confiança. Depois, é necessário instalar esse sistema no servidor.

Em seguida, é preciso ajustar as configurações do servidor para habilitar o sistema SSL/TLS. Quando isso for feito, você deve reiniciar o servidor para aplicar as alterações.

Se for necessário, procure auxílio de profissionais ou consultores especializados durante o processo de implementação para garantir que todas as configurações estejam alinhadas com as melhores práticas de segurança.

No final das contas, saber o que é criptografia SSL/TLS é de suma importância para garantir a segurança das comunicações online. 

Assim, se você quiser enviar informações sensíveis ou realizar uma transação financeira online, por exemplo, já entende que é crucial conferir se os procedimentos de criptografia SSL/TLS estão devidamente implementados. 

Com o AR Online você tem todas as vantagens de enviar as suas comunicações com protocolo SSL/TLS. Descubra como podemos revolucionar o seu modo de enviar desde uma notificação extrajudicial de cobrança, até documentos mais complexos, de forma registrada!

Envie notificações digitais protegidas pelo protocolo SSL/TLS com o AR Online!

Conclusão

Em conclusão, compreender o significado e a importância da criptografia SSL/TLS é fundamental para garantir a segurança das comunicações online. 

Esses protocolos são responsáveis pela proteção da confidencialidade, integridade e autenticidade dos dados transmitidos pela Internet. 

Ao reconhecer a importância da criptografia SSL/TLS, os usuários podem tomar medidas proativas para verificar a segurança dos sites que visitam, o que ajuda a assegurar que a comunicação seja criptografada e protegida.

Quer enviar notificações extrajudiciais e comunicados de cobrança com a devida segurança e Validade Jurídica? Conte com o AR Online!

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco, clique aqui e vamos conversar.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Mais posts

Abrir conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?