Envio de notificação para endereço físico marcado como “ausente” obriga banco a devolver carro apreendido

o que é um Ofício

Compartilhe esse post

Segundo decisão proferida nos autos do Agravo de Instrumento nº 5029714-08.2022.8.24.0000/SC, instituição bancária que enviou notificação para endereço físico de devedor marcado como ausente, deve devolver carro que foi apreendido.

Isso pois, de acordo com o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina entendeu que a ausência da devida notificação gera a falta de regularidade da constituição em mora, o que “se trata de pressuposto de desenvolvimento válido e regular do processo”.

O entendimento do Tribunal encontra-se ainda em consonância com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça – STJ, que já sumulou o entendimento de que “a comprovação da mora é imprescindível à busca e apreensão do bem alienado fiduciariamente”, vide súmula nº 72.

Uma ótima opção para maximizar a possibilidade de se encontrar os devedores e impedir situação parecida com a dos autos em tela, é o envio de notificações extrajudiciais registradas de forma digital, através de Aviso de Recebimento Digital.

Conheça o AR Online e descubra como podemos revolucionar o seu modo de enviar desde uma notificação extrajudicial de cobrança, até documentos mais complexos, de forma registrada!

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco, clique aqui e vamos conversar.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Mais posts

Abrir conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?