Tecnologia jurídica: Como auxilia no envio de notificação jurídica

advogada em seu computador digitando termos de tecnologia jurídica
Sabia que a tecnologia jurídica pode alavancar os resultados da sua empresa? Venha conhecer sobre os seus benefícios com o AR Online!

Compartilhe esse post

O campo jurídico por si só, já é uma área que necessita de muito estudo para entender todas as regulamentações detalhadamente. 

No entanto, com o desenvolvimento tecnológico, ficou mais fácil lidar com as burocracias jurídicas de uma empresa. 

Optando por uma boa tecnologia jurídica é possível agregar diversos benefícios tanto para sua empresa quanto para seus clientes. 

Isso porque com a tecnologia integrada à sua empresa, seja qual for ela, você gera mais velocidade de trabalho, reduz a burocracia de processos internos e elimina custos não estratégicos. 

Apesar da tecnologia jurídica promover diversos benefícios, ainda existem diversas questões sobre o tema. 

Por isso, o AR Online separou este artigo para explicar o que é essa ferramenta tecnológica  e como ela auxilia no cotidiano empresarial. 

O que é tecnologia jurídica?

A tecnologia jurídica possui diversas camadas no seu conceito, mas para dar o primeiro passo para entendê-la, é necessário começar pelo básico. 

Pense que a tecnologia jurídica é uma ferramenta que consegue maximizar os resultados das empresas dessa área, promovendo mais praticidade, rapidez e precisão. 

Nos últimos anos, surgiram diversas ferramentas de tecnologia jurídica dedicadas ao monitoramento de processos empresariais, manutenção de contas do consumidor e controle financeiro. 

No entanto, também foram desenvolvidas tecnologias mais precisas, conhecida como software jurídico, que são capazes de integrar diversas funções em um só lugar. 

Portanto, essa tecnologia veio para auxiliar as empresas a otimizarem e organizarem processos jurídicos internos com aplicativos, sistemas, softwares e outros. 

Qual a importância da tecnologia jurídica? 

A tecnologia jurídica é uma ferramenta muito importante para escritórios e outros negócios que estão em busca de estratégias de expansão no mercado. 

Isso porque ela promove mais organização e planejamento do negócio, sendo um benefício tanto para o empresário quanto para os clientes. Além disso, ela também é importante para: 

Esses são só alguns dos inúmeros benefícios que a tecnologia jurídica pode promover em um negócio. 

O ponto principal é que, optando por uma tecnologia como esta, é possível melhorar suas decisões jurídicas, otimizar a aplicação dos seus recursos e ainda contribuir para o crescimento empresarial. 

Leia também: Criptografia SSL: importância, funcionamento e implementação

Como a tecnologia impactou no setor jurídico?

advogada em seu escritório mexendo no celular e em seu computador estudando como a tecnologia impactou o setor jurídico

Por um longo período, os escritórios e departamentos jurídicos ficaram resistentes à automação de processos jurídicos com a tecnologia. 

No entanto, com a tecnologia sendo mais que necessária na vida empresarial, esses negócios estão cada vez mais optando por soluções digitais para otimizar seus processos. 

Por isso, foram desenvolvidas diversas ferramentas digitais jurídicas para auxiliar os negócios a darem o primeiro passo para a otimização empresarial. 

Separamos alguns dos principais impactos da tecnologia jurídica neste setor. Confira abaixo!

Leia também: Como fazer uma notificação de rescisão de contrato de aluguel — Guia completo.

Mudanças operacionais: softwares de gestão de processos 

Um dos principais impactos da tecnologia jurídica foi na gestão de processos. Em uma empresa, existem inúmeros processos sendo realizados para alcançar um bom resultado. 

No entanto, para que eles sejam finalizados com sucesso, é preciso monitorá-los constantemente — no caso, a equipe da empresa que é responsável por essa análise. 

Claramente, quando existe um grande volume de processos acontecendo e a empresa possui uma equipe de colaboradores reduzidas, é bem provável que aconteça algum imprevisto. 

Mas, com a ajuda de tecnologias jurídicas, esses erros são quase improváveis. Isso porque a ferramenta auxilia o trabalho do profissional, monitorando todos os processos para que eles sejam finalizados da melhor forma possível. 

Customer relationship management

Além do software de gestão de processos, a tecnologia jurídica também promove o Customer Relationship Management (CRM). 

O objetivo dessa ferramenta é otimizar o relacionamento com o seu consumidor, promovendo interações bem mais informadas e precisas ao longo de sua jornada. 

Optando por uma boa ferramenta de CRM é possível realizar os cadastros de clientes mais precisamente. 

Deste modo, o escritório consegue manter a sua base de informações repleta de informações para manter um bom relacionamento com seus clientes. 

Sistema de controle financeiro

Em qualquer negócio, ter um bom controle financeiro é imprescindível. É sempre importante saber quais recursos estão entrando e saindo do caixa. 

No entanto, para ter esse controle é necessário que o empresário tenha relatórios financeiros, orçamentos, demonstrativos contábeis e outros documentos detalhados. 

E, a emissão de todas essas documentações, pode levar um tempo se o trabalho for feito manualmente. Por isso, as informações devem ser geradas de maneira rápida e precisa. 

Com a tecnologia jurídica para o controle financeiro, é possível facilitar o registro da entrada e saída financeira.

Existem alguns softwares que lançam o fluxo do caixa no sistema de automaticamente, inclusive realizam relatórios diários, semanais e mensais.  

Essa pode ser a ferramenta ideal para os seus colaboradores que cuidam da parte financeira do seu negócio. 

Novas visões de negócio 

A tecnologia jurídica também permite que o empresário tenha uma nova visão de expansão do seu negócio. 

Isso porque, como a ferramenta auxilia a alavancar os resultados de uma empresa, é possível expandir seus negócios para novos horizontes. 

Assim, você consegue ter um negócio que se tornará referência no mercado e ainda ter grandes chances de ampliar sua empresa.

Evolução para advocacia 4.0: Softwares jurídicos

Deu para perceber que existem diversas ferramentas de tecnologia jurídica para inúmeras áreas de um negócio. Mas, não acaba por aí! 

Com o crescimento da demanda pelas tecnologias jurídicas, foi criado o Software Jurídico — uma ferramenta que integra todas as funções importantes para um negócio em um só lugar.

Os softwares jurídicos possuem módulos, que são funcionalidades integradas no próprio sistema.

Nesse software, existem módulos para o controle processual, relacionamento ao cliente, registro financeiro, gestão da informação e muitos outros. Com ele, é possível otimizar 100% dos processos internos de uma empresa. 

Quais as novas tendências tecnológicas no setor jurídico?.

advogados em escritório acompanhando as tendências tecnológicas no setor jurídico

É certo que, ao longo dos anos, a utilização das tecnologias no setor jurídico serão ainda mais intensas. 

No mercado, a tendência é que os escritórios comecem a utilizar tecnologias como rastreamento de dados remoto, Inteligência Artificial (AI), Cibersegurança, Aprendizado de Máquina e outros. 

No entanto, existem as tendências tecnológicas jurídicas que estão sendo mais utilizadas pelos escritórios atualmente. Confira as principais abaixo! 

Assinaturas eletrônicas 

Uma das principais tecnologias utilizadas no setor jurídico é a Assinatura Eletrônica. Ela já está sendo utilizada há um tempo por algumas empresas, mas não são todas que se adequaram à tecnologia. 

Com a assinatura digital é bem mais fácil manter a organização de arquivos e documentos jurídicos, sendo possível localizá-los sempre que necessário — diferentemente da assinatura manual. 

Além disso, essa tecnologia garante que o envio de informações pessoais, tanto da empresa quanto do cliente, sejam protegidos de fraudes. 

Armazenamento em nuvem 

Não podíamos esquecer do armazenamento em nuvem, uma tecnologia que quase todas as empresas de referência estão utilizando. 

Essa tecnologia permitiu o acesso de informações a partir de qualquer parte do mundo, representando um grande avanço tecnológico nas empresas. 

Com ele, é possível armazenar uma grande quantidade de informações dos seus clientes de uma maneira otimizada e sem o risco de perder nada. 

Como a tecnologia jurídica auxilia no envio de notificação extrajudicial?

A notificação extrajudicial é uma documentação que pode ser enviada por qualquer pessoa, em diferentes situações e relações comerciais. 

Trata-se de uma maneira de resolver conflitos sem partir para uma forma mais prejudicial, geralmente com um acordo. 

Quando uma pessoa entra em inadimplência por falta de pagamento, a empresa envia uma notificação extrajudicial convidando o cliente a entrar em um acordo. 

No entanto, emitir essa notificação não é tão simples como parece, exige uma análise completa do cadastro do inadimplente

Porém, com a tecnologia jurídica certa, isso pode se tornar algo mais simples de se fazer. 

Neste caso, a tecnologia jurídica pode ajudar o empreendedor a captar as informações necessárias e chegar em uma conclusão mais precisa para o envio da notificação para seu cliente. 

E, o AR Online pode fazer isso para você! Nossa tecnologia jurídica de notificação extrajudicial pode fazer com que a sua empresa chegue em seus clientes de uma maneira simples e ágil. 

Com isso, você não precisará mais se preocupar com o envio dessas notificações, nós fazemos isso para você. Venha conhecer os nossos planos para o seu negócio! 

Quais são os benefícios da tecnologia jurídica?

advogado em área de lazer com seu notebook aproveitando os benefícios da tecnologia jurídica

A tecnologia jurídica pode promover diversos benefícios para a sua empresa. Com essa ferramenta, sua empresa consegue alavancar resultados rapidamente de maneira precisa. 

Além disso, com as ferramentas tecnológicas para o setor judiciário, você também promove para sua empresa: 

  • Economia; 

  • Segurança; 

  • Credibilidade aos processos; 

  • Otimização da rotina; 

  • Controle de prazos. 

Já imaginou ter todos esses benefícios em um só lugar? Com o avanço tecnológico, agora é possível. 

Não deixe a burocracia tomar de conta dos seus processos internos, opte pela tecnologia jurídica e faça a sua empresa se tornar referência no mercado. 

Conclusão

Com a velocidade que a tecnologia está se desenvolvendo, em breve, existirão inúmeras ferramentas tecnológicas judiciárias disponíveis para as empresas. 

No entanto, as que já estão disponíveis para uso, conseguem cumprir plenamente o papel em uma empresa, promovendo melhores estratégias e organização. 

O AR Online acredita tanto na tecnologia jurídica que desenvolveu a sua própria ferramenta para auxiliar no envio de notificação extrajudicial. 

Conte com o AR Online para a otimização dos seus processos internos e para o envio de notificações extrajudiciais. Venha conhecer nossos planos! 

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco, clique aqui e vamos conversar.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Mais posts

Abrir conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?