Carta registrada: saiba quanto tempo demora para ser entregue

Descubra quanto tempo demora para a carta registrada ser entregue e entenda as principais diferenças do envio físico para o digital!

Compartilhe esse post

Quanto tempo demora a entrega de uma carta registrada? Confira este guia!

Carta registrada: saiba quanto tempo demora para ser entregue
É comum as pessoas conhecerem a opção de carta registrada para envio de documentos e ficarem em dúvida sobre quanto tempo essa documentação demora para ser entregue.
 
O prazo de entrega varia segundo alguns fatores operacionais, geográficos e de formato de envio.
 
Neste artigo, vamos explicar quais são esses fatores e quanto tempo demora para a carta registrada ser entregue tanto por meio físico quanto digital.
 
Vamos lá?
 

O que é uma carta registrada?

A carta registrada consiste em um serviço que permite o envio de correspondências com um registro oficial. O documento é enviado com um código de rastreamento para que tanto o remetente quanto o destinatário possam acompanhar o status da entrega.
 
Esse tipo de serviço é frequentemente utilizado quando se deseja uma maior segurança e a garantia de que a carta será entregue especificamente ao destinatário, pois geralmente é necessária uma assinatura para comprovar que a entrega foi feita.
 
No caso da carta registrada digital, o remetente ainda recebe um comprovante de envio, mas em formato eletrônico com as informações como o código de rastreamento e a confirmação de entrega.
 
No geral, esse formato de envio é utilizado para enviar documentos importantes de forma rápida, segura e eficiente, como:
  • contratos e acordos;
  • documentos confidenciais;
  • notificações extrajudiciais;
  • comunicados de cobrança;
  • comunicações oficiais.
 

Quanto tempo demora a entrega de uma carta registrada?

O tempo de entrega de uma carta registrada varia conforme alguns fatores geográficos e o formato de envio. Se for físico, o prazo é de 10 e 15 dias úteis. Já o envio eletrônico conta com uma entrega praticamente instantânea.
 
Embora o envio físico tenha esse prazo, é importante ressaltar que ele se trata de uma estimativa. Ou seja, o tempo de entrega pode variar segundo fatores, como:
 
  • distância física entre remetente e destinatário;
  • eficiência do serviço;
  • condições climáticas;
  • condições de trânsito;
  • feriados e datas especiais.
 
Basicamente, esses são os fatores que você precisa levar em consideração quando se pergunta quanto tempo demora para a carta registrada ser entregue por meio físico.
 

Carta registrada digital x física: entenda a diferença entre elas

Além do prazo de entrega, a carta registrada digital e física se diferenciam em vários outros pontos.
 
Confira as principais diferenças desses meios de envio:
 

Rastreamento e comprovação de entrega

Carta registrada: saiba quanto tempo demora para ser entregue
No caso da carta registrada física, é fornecido um código de rastreio que permite ao remetente acompanhar o trajeto da correspondência até sua entrega ao destinatário, que deve assinar um Aviso de Recebimento (AR)

A carta registrada digital, por outro lado, promove um rastreamento auditável por meio de plataformas eletrônicas, geralmente com validação de entrega por métodos eletrônicos, como confirmações via e-mail ou sistemas integrados.
 

Tempo de entrega e custos envolvidos

Como explicamos antes, o tempo de entrega de uma carta registrada física depende da distância e das condições logísticas dos serviços físicos.
 
Além disso, é preciso considerar o tempo para retorno do Aviso de Recebimento.
 
Ou seja, o AR chega no destinatário e depois retorna ao endereço do remetente, o que faz com que o tempo do processo seja ainda maior.
 
Já a carta registrada digital possui uma entrega quase imediata, dado que a transmissão ocorre eletronicamente. 
 
Quanto aos custos, a carta registrada física implica em valores fixos baseados no peso e no tipo de envio, enquanto a digital pode reduzir custos operacionais, porque elimina despesas com impressão e transporte físico.
 

Sustentabilidade 

Enquanto a carta registrada física demanda o uso de papel, tinta, combustível e outros recursos naturais, a digital alinha-se a práticas ecologicamente corretas, o que ajuda a minimizar significativamente a pegada de carbono e reduzir o impacto ambiental.
 
Só para você ter uma ideia, a plataforma de envio do AR Online, que trabalha com o envio eletrônico de notificações extrajudiciais, já poupou mais de 525 árvores e deixou de emitir mais de 15.12 kg CO².
 

Perguntas frequentes sobre o envio da carta registrada 

Agora que você já sabe quanto tempo demora para a carta registrada ser entregue, vamos responder algumas perguntas frequentes sobre o processo de envio:
 

Quando enviar uma carta registrada?

O envio de uma carta registrada é adequado quando você precisa comprovar oficialmente o envio e recebimento de documentos importantes, como contratos, notificações ou documentações importantes, por exemplo.
 

Como fazer o envio de uma carta registrada de forma digital?

Para enviar uma carta registrada digital é preciso contar com uma plataforma segura, que faça uso de procedimentos aprovados pela Infraestrutura das Chaves Públicas Brasileiras – ICP Brasil.
 
Depois é necessário preparar o documento com os dados do destinatário, o assunto da correspondência e anexar o arquivo digital que contém o conteúdo da carta.
 
Para aprender a enviar carta registrada digital, leia também: Aprenda o passo a passo do envio da carta digital registrada


Quanto custa o envio de uma carta registrada?

Carta registrada: saiba quanto tempo demora para ser entregue
Para envios físicos de cartas registradas, o custo não é fixo e depende de fatores como os CEPs do remetente e do destinatário, que determinam a distância entre eles, e do peso total do envelope.
 
O preço aumenta conforme o peso aumenta, sendo o máximo de 500g com custo em torno de R$ 19,95. O valor mínimo para até 20g é cerca de R$ 9,35, podendo variar de acordo com atualizações ou a opção de aviso de recebimento.
 
Já para envios eletrônicos, os preços variam apenas de acordo com o volume adquirido, contabilizado por unidade de e-mail registrado.
 
Porém, sem dúvidas, o envio online é mais acessível economicamente, porque tira a necessidade de gastos com impressões, assinaturas, fretes e outros.
 

Entenda como o AR Online pode ajudar você

Se você procura por uma solução de envio prática, ágil e segura, saiba que o AR Online pode te ajudar!
 
Somos uma plataforma especializada no envio de notificações e comunicados digitais com Aviso de Recebimento (AR) e Validade Jurídica.
 
O AR Online também usa em todos os serviços a tecnologia do Carimbo do Tempo, certificada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil, que permite o acompanhamento do envio, entrega e abertura do documento.
Melhor ainda: o tempo de entrega das notificações enviadas pelo AR Online é praticamente imediato, já que o processo é feito de forma eletrônica.
 
 

Conclusão

Neste conteúdo, explicamos quanto tempo a carta registrada demora para ser entregue e como o envio dela eletrônico pode ser mais vantajoso para você por ser mais ágil, prático e economicamente viável.
 
Com o envio eletrônico, você pode evitar os custos associados ao envio físico, além de garantir uma entrega praticamente instantânea do seu documento.
 
Mas lembre-se de contar com plataformas especializadas nesse tipo de envio e com os procedimentos necessários para garantir a Validade Jurídica dos documentos eletrônicos.
 
Considere o AR Online como uma das melhores opções de envio digital!

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Mais posts

Abrir conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?