Por que utilizar o AR Online e não um e-mail ou SMS comum?

Por que utilizar o AR Online e não um e-mail ou SMS comum?
O AR Online transforma a mensagem comum em documento, pois possui garantia de integridade e irretroatividade com um processo já determinado pela MP 2.200-2 /2001.

Compartilhe esse post

Por que utilizar o AR Online e não um e-mail ou SMS comum?

Quando você precisa enviar uma mensagem ou documento importante para alguém, muitas vezes precisa também da comprovação do recebimento por essa pessoa, sendo registrado dia e hora, como cartas com AR dos Correios.

Com o AR Online cada evento importante – envio, recebimento, leitura, eventualmente a resposta ou toda uma negociação, são registrados com o Carimbo do Tempo ICP Brasil. Além disso as mensagens e documentos são criptografados e submetidos aos procedimentos da ICP Brasil, que garantem autenticidade, a integridade e a Validade Jurídica, conforme MP 2.200-2 /2001.

Há segmentos que praticamente necessitam desse processo de comunicação rotineiramente, como advogados, empresas de cobranças entre outras, mas na verdade, qualquer brasileiro pode se utilizar dessa ferramenta para mensagens importantes, comunicações oficiais ou documentos, assim como se utilizaram dos correios até agora, de forma muito mais segura, rápida e econômica, agilizando muitos processos e rotinas.

A utilização do Aviso de Recebimento – AR Digital, para encaminhar um e-mail registrado, já é realidade em diversos escritórios e empresas, servindo como meio econômico de enviar notificações extrajudiciais por e-mail e qualquer outro documento que anteriormente só poderia ser encaminhado com carta registrada com AR.

O AR Online transforma a mensagem comum em documento, pois possui garantia de integridade e irretroatividade com um processo já determinado pela MP 2.200-2 /2001, os endereços de e-mail são validados e todos eventos importantes como o envio, a entrega e possível leitura são registrados e passam por um processo de Protocolo pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, a ICP-Brasil.

Já servidores sem esse processo, podem ter seus dados alterados, como o horário, além também de não entregar o conhecimento sobre a mensagem realmente ter sido entregue, dando margem a questionamentos, comprometendo os elementos comprobatórios e permitindo que esse entendimento seja questionado.

Trabalho digital

Assim como em outras áreas, o uso de ferramentas para o setor jurídico trouxe a possibilidade de inovação. 

Como você já sabe, essas tecnologias têm como finalidade otimizar os processos jurídicos e integrar as áreas para maior facilidade dos serviços. 

Praticamente, é a modernização do que já era feito, apenas para melhorar e tornar mais ágil. 

Para aprofundar ainda mais, listamos abaixo as principais vantagens que a digitalização jurídica trouxe: 

1. Celeridade nos processos

As pessoas têm direito de ter acesso a ferramentas jurídicas e meios que garantam a celeridade nos processos, ou seja, que sejam resolvidos de forma mais ágil. 

Essa é uma vantagem que a tecnologia jurídica traz, uma vez que consegue organizar as rotinas de trabalho, oferece soluções para otimização dos processos, integra as áreas e facilita o compartilhamento de documentos.

2. Gestão de documentos facilitada

Antes das tecnologias jurídicas e da digitalização, a organização dos processos e documentos era feita manualmente em gavetas ou pilhas de papéis impressos.

Realmente, tinha que ter uma estratégia para organizar tudo e garantir que nada seria perdido.

Inclusive, esse ainda é um dos riscos ao enviar documentação por vias físicas. 

Porém os softwares jurídicos oferecem soluções para organização de documentos online, de tal forma que facilita o compartilhamento, rastreamento e a localização deles. 

3. Economia 

Uma das principais vantagens da digitalização jurídica é a economia de tempo e de dinheiro para as empresas e também para quem quer enviar um comunicado extrajudicial.

Para as empresas, é possível usar a tecnologia jurídica para fazer reuniões, organizar os documentos, enviar mensagens de forma mais rápida e, assim, economizar tempo. 

Já para quem quer enviar uma notificação extrajudicial, por exemplo, consegue fazer isso mais rápido e com bem menos custos por meio de plataformas que usam tecnologia jurídica de forma íntegra e segura.

4. Maior controle de prazos

Cada pessoa tem uma responsabilidade que deve ser cumprida dentro de um prazo, certo? 

Caso contrário, isso chega a atrapalhar o fluxo de trabalho até de outras pessoas que dependem disso. 

Só que existem momentos intensos de demandas que uma falta de organização pode ser razão para um prazo ser descumprido. 

Por isso, uma das vantagens que a tecnologia jurídica trouxe são ferramentas que auxiliam exatamente no controle de prazos. 

Elas têm funções de agenda para emitir lembretes, por exemplo, sobre o prazo de uma demanda. Como também podem fazer o acompanhamento e monitoramento de processos para serem concluídos dentro do prazo determinado.

Envie mensagens que precisam de Validação Jurídica com muito mais economia, celeridade e confiança na AR Online! 

Otimização na rotina

Qualquer pessoa pode enviar uma mensagem com Validação Jurídica, como a notificação extrajudicial. 

E essa mensagem tende a ser o melhor caminho para resolver conflitos, porque é feita por fora de vias jurídicas, sem muitas burocracias. 

A questão é que muitas pessoas podem pensar que enviar mensagens com Validação Jurídica pode parecer algo complicado de ser feito. 

Entretanto, esse processo pode ser bem simples se você usar a ferramenta para o setor jurídico. 

O AR Online torna bem mais simples e ágil o envio de mensagens com Validação Jurídica. 

Além de ser até 80% mais econômico do que os serviços postais tradicionais por não ter gastos com impressão e com o envio físico. 

Isso sem contar que o tempo de envio e resposta com o AR Online é de em média 20 segundos. Ou seja, não precisa esperar dias para que a mensagem chegue no destinatário.

Com o AR Online, você consegue enviar notificações com Validade Jurídica por SMS, WhatsApp, por voz e e-mail com Aviso de Recebimento e segurança. 

Por isso, o envio por meio eletrônico é uma solução mais ágil, econômica e confiável.

Quer enviar mensagens com Validação Jurídica de forma mais ágil, prática e econômica?
Conte com o AR Online para isso! 

Conclusão

A ferramenta certa para o setor jurídico pode ser um diferencial para a empresa que procura por otimização no trabalho e mais resultados. 

Além disso, a tecnologia jurídica também traz vantagens como economia de tempo, recursos e uma gestão mais eficiente. 

Com a AR Online, você consegue otimizar os processos internos e enviar notificações extrajudiciais com Aviso de Recebimento e Validade Jurídica. 

Conheça os nossos planos!

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco, clique aqui e vamos conversar.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Mais posts

Abrir conversa
1
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá! Podemos te ajudar?