Transformação digital: saiba o que é e seus impactos

mulher usando seu celular e notebook analisando os impactos da transformação digital
Sua empresa tem um site? Então você faz parte da transformação digital. Mas hoje em dia não é suficiente apenas "estar online".

Compartilhe esse post

Transformação digital: saiba o que é e seus impactos

O grande tema do momento é a transformação digital. Muitas empresas até já sabem o que significa em geral, mas não conseguem entender as implicações para o seu dia a dia. Nesse sentido, é preciso entender como a transformação afeta cada negócio em específico.

A transformação é um fenômeno contínuo. Então, aprender sobre isso significa continuar evoluindo, até o ponto em que as empresas se sintam cada vez mais confortáveis. 

As mudanças iniciam novos paradigmas e dão origem a novos processos. 

Saiba mais sobre isso a seguir.

O que é transformação digital?

Consiste em uma mudança completa das empresas para o foco em tecnologias modernas. Não é só aplicar as novas tecnologias e inovações, mas também desenvolver operações centradas nas novas ferramentas. 

Nesse sentido, é preciso destacar que a transformação é um fenômeno que resulta da aplicação inteligente das novas tecnologias. Então, os paradigmas modernos substituem métodos antigos de resolver as coisas.

É comum que se fale em transformação apenas atrelada a certos conceitos, mais complexos, como inteligência artificial. 

Contudo, é preciso destacar que essa mudança de paradigmas compreende várias tecnologias inovadoras, pois não é um conceito fechado.

Também é comum falarmos também em esforços para digitalizar as operações, bem como estratégias de marketing focadas no digital. Ter um site, iniciar projetos em redes sociais e reforçar a comunicação na esfera virtual se destacam também. 

Qual a importância da transformação digital?

A transformação digital é fundamental para que as empresas se mantenham competitivas e fortes no mercado. Investir nessa mudança de paradigmas é aproveitar os benefícios das tecnologias para otimizar os processos e garantir redução de custos.

Afinal, a tecnologia melhora as operações e permite que se faça mais com menos recursos. Isso, por sua vez, torna as operações estáveis e consistentes, na medida em que os negócios crescem.

Além disso, a transformação também traz novos conceitos e reforça algumas questões do mundo real, como a segurança. Nesse sentido, é possível garantir um cuidado maior com a proteção e assegurar uma gestão mais sensível dos dados. 

O que é transformação digital nas empresas?

Como falamos, a prática da transformação varia bastante. Podemos ter projetos complexos, que envolvem esforços de adoção de grandes tecnologias, ou também estratégias mais simples.

Por exemplo, é possível aplicar a transformação com modelos de inteligência artificial e computação em nuvem; por outro lado, também é possível com o uso estratégico do e-mail para comunicação ou com a revolução de algum processo antigo. 

A variedade é o que torna o conceito dinâmico e sempre mutável. Então, se garante um esforço contínuo, determinado pelas novas tendências. 

Minha empresa faz parte da transformação digital?

Por exemplo: sua empresa tem um site? Então você faz parte da transformação. Mas hoje em dia não é suficiente apenas “estar online”.

O comportamento de compra do consumidor mudou drasticamente. A maioria dos consumidores está comprando produtos online e a tendência é de crescimento exponencial.

“Também tenho uma loja virtual.” Esse é apenas mais um passo da transformação digital que as empresas têm a percorrer no caminho de ser uma empresa digital.

A revolução digital envolve mais do que apenas ter uma presença online – a tecnologia deve estar sempre presente em todas as suas operações e setores.

Essa transformação não está mudando o que as empresas fazem, mas sim como as empresas fazem o que fazem.

Quais os pilares da transformação digital?

Essa revolução digital é ancorada em alguns pilares e princípios-chave:

  • Automação;
  • Conectividade;
  • Integração.


Um deles é a automação. Nesse novo momento, os sistemas assumem funções importantes e permitem que as pessoas se importem com outras funções, mais estratégicas e mentais. 

ilustração transformação digital

Nesse sentido, é possível obter maior agilidade nos processos e segurança.

Também vale citar a conectividade. A ideia é ter uma malha de processos conectados, para facilitar o dia a dia nas empresas. Nesse sentido, temos a ideia de integração dos sistemas e dos dados também.

Como aplicar a transformação na sua empresa?

Primeiro, é preciso diagnosticar as possibilidades de melhoria, as oportunidades que devem ser exploradas com as novas tendências. 

Então, a empresa deve buscar as soluções mais adequadas a seu contexto.

Afinal, como o conceito é múltiplo, é preciso especificar bem para saber o que funciona em seu caso. No cenário de uma empresa que lida com AR, por exemplo, o serviço online é uma disrupção característica da transformação. 

Em seguida, você deve escolher a tecnologia certa, do provedor certo. O ideal é procurar bem e verificar qual marca pode oferecer esse apoio consultivo.

Saiba como revolucionar o envio de notificações com validade jurídica com agilidade, inovação, segurança e flexibilidade!

Como a revolução digital otimiza o envio de notificações com validade jurídica?

A partir do e-mail, é possível revolucionar um envio de notificações e avisos de recebimento para aprimorar o processo. Nesse sentido, se envia com menos custos e com a certeza de que a mensagem chega na hora: isso é transformação digital.

transformação digital e seu impacto no envio de notificações com validade jurídica

O AR Online é a maneira mais prática, ecológica, segura e econômica para o envio de mensagens com Aviso e Registro com validade jurídica.

AR Online: seu correio digital!

Serve para todos que necessitam enviar uma mensagem registrada, rastreável e com reconhecimento legal, como cobranças, notificações, ofícios, arquivos importantes, entre outros.

Conclusão

A transformação digital pode ser aplicada em diversos âmbitos. Um deles é na notificação jurídica, com o AR. Nesse sentido, representa uma forma disruptiva de agilizar esse processo, de modo a garantir os melhores resultados, com segurança e flexibilidade. 

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco, clique aqui e vamos conversar.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Mais posts

Abrir conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?