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Já aconteceu de você tentar encaminhar um documento ou mensagem importante para alguém e ter que lidar com a falha no envio de e-mail? A verdade é que e-mails podem gerar bounce, ou seja, rejeição que resulta em uma falha na entrega por diversos motivos.Por exemplo, quando o endereço de e-mail é inválido, ou a conta está inativa, a caixa do destinatário está cheia e também quando o servidor de e-mail está inoperante.
Neste artigo, exploraremos todas as causas dessas falhas e ainda mostraremos o que fazer quando o email não chegar ao destinatário.
Continue a leitura!
Quais são as principais causas de falhas ao enviar um e-mail?
Digamos que você queira enviar uma notificação extrajudicial por e-mail, mas se depara com um aviso de que houve uma falha e o envio não foi realizado.
O que pode ter ocasionado esta falha?
Confira as principais causas a seguir:
1. Problemas de conexão de internet
Essas são uma das causas mais comuns da falha no envio de e-mails.
Isso porque uma conexão instável ou mais fraca pode impedir o envio bem no meio, o que ocasiona em falhas e avisos, como: “ocorreu um erro ao enviar sua mensagem”.
2. Endereço de e-mail incorreto
Um dos tipos acontece quando uma mensagem, no nosso caso, notificação, é enviada para um endereço de e-mail que não existe mais. São diversos os motivos pelos quais isso pode acontecer.
Um deles é que, assim como em outras situações, as pessoas podem mudar de endereço de e-mail e até fazem isso com certa frequência.
Vejamos um exemplo:
Mudança de emprego, nessas situações o e-mail corporativo de um funcionário demitido geralmente é excluído.
Então, se eu quiser enviar um e-mail de cobrança, por exemplo, é bom checar que o endereço do destinatário está correto e atualizado.
3. Caixa de entrada cheia
Outro tipo de rejeição acontece quando uma mensagem, no nosso caso, notificação, é enviada para um endereço de e-mail válido. Porém, a mensagem enviada não foi entregue.
As causas mais comuns são: o servidor de e-mail pode estar fora do ar ou a caixa de correio do destinatário está com ocupação de 100% ou seja, está cheia.
4. Falha no servidor de e-mail
O envio de e-mail pode ser interrompido também por falhas no próprio servidor da plataforma.
Um dos grandes exemplos é o Simple Mail Transfer Protocol (SMTP), um protocolo de comunicação utilizado exatamente para o envio de mensagens via e-mail.
5. Problemas com a conta de e-mail
Outra causa que geram falhas no envio de e-mail são problemas de configurações na conta.
Ou seja, se a conta estiver com informações e credenciais inválidas, pode ser que ela seja bloqueada ou desativada temporariamente, por exemplo. Assim, os envios não são feitos.
6. Filtros de spam
Você já esperou por um e-mail que caiu direto na caixa de spam? Basicamente, esse é um mecanismo de segurança para se referir a envios não solicitados e indesejados.
Neste sentido, um e-mail enviado pode ser considerado spam e ser bloqueado por recursos de segurança da conta do destinatário, o que impede o envio.
7. Anexos grandes
Os e-mails possuem um limite para o tamanho dos anexos nas mensagens. Se essa capacidade for excedida, pode ocorrer uma falha no envio de e-mail.
Por isso, é importante estar de acordo com essas pequenas orientações da plataforma.
8. Firewalls e configurações de segurança
Assim como existem os filtros de spam, alguns outros dispositivos de segurança podem realizar o bloqueio de e-mails, como é o caso dos firewalls.
De forma bem simples, as configurações de firewall funcionam como uma barreira que filtra as informações que entram na máquina.
9. Limite de envio
Pode acontecer de determinados provedores de e-mail possuírem limites de envios por dia.
Dessa forma, quando ele é excedido, os envios podem ser bloqueados.
10. Suspensão temporária do endereço
Devemos considerar também as situações onde os destinatários passam muito tempo sem acessar a conta de e-mail e isso resulta na suspensão temporária do endereço.
Ou ainda, habilitam tal suspensão em períodos de férias ou afastamento do trabalho por outro motivo.
Em tempo, a mensagem que chegar no servidor de e-mail do destinatário, poderá ser entregue mais tarde nos casos onde este faça novas tentativas de entrega fazendo com que este tipo de rejeição pode ser temporária.
Como corrigir erros de e-mail?
Existem algumas etapas gerais que podem ser seguidas para resolver os problemas de envio de e-mail que possam aparecer. São elas:
- verificar a conexão com a internet;
- checar as configurações de e-mail;
- conferir se os anexos excedem o tamanho máximo permitido;
- verificar a caixa de spam para garantir que o e-mail não foi parar lá;
- avaliar as configurações de firewall e antivírus;
- conferir se o endereço do destinatário está correto;
Caso nenhuma das etapas solucionem o problema, é importante entrar em contato com o suporte técnico do provedor de e-mail para checar as causas e encontrar soluções.
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Conclusão
Por mais que a tecnologia esteja bem avançada, falhas no envio de e-mail ainda são comuns e geram alguns estresses.
O primeiro passo para resolver essas situações é conhecer as principais causas. Isso porque, ao entender o problema, fica bem mais fácil de encontrar soluções.
Também é possível contar com plataformas de envio que possuem toda uma base legal e serviços de qualidade, como é o caso do AR Online!
Então, gostou de aprender mais sobre esse tema? Aproveite o momento para entender como um e-mail serve como prova documental.
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