A cobrança de serviços prestados e não pagos é um desafio que grande parte das empresas enfrentam no dia a dia.
Lidar com clientes que não efetuam o pagamento devido pode impactar negativamente a saúde financeira de uma empresa e afetar sua reputação no mercado. Por isso, elaboramos este conteúdo com dicas de como lidar com o cliente que não quer pagar pelo serviço.
Continue a leitura para aprender tudo sobre o assunto e garantir que os serviços prestados sejam devidamente remunerados!
Entendendo a cobrança de serviços não pagos
A cobrança de serviços prestados e não pagos se refere ao processo legal de buscar o pagamento que não foi efetuado pelo cliente.
Para facilitar no entendimento, vamos imaginar uma empresa que trabalha com
planos de saúde. No caso, um cliente contratou um serviço para aproveitar os benefícios, mas descumpriu a obrigação financeira de pagar as parcelas mensais.
O que fazer nesses momentos? De fato, é um dos grandes desafios que as empresas enfrentam.
A questão é que os negócios têm o direito de receber pelo serviço prestado, então entra o cenário da cobrança. Mas é fundamental que esse processo seja conduzido conforme as leis, regulamentações locais e contratuais.
Acompanhe o próximo tópico para aprender a como lidar com o cliente que não quer pagar pelo serviço por meio de uma
cobrança eficaz.
Etapas para uma cobrança eficaz
É muito importante que as empresas saibam como fazer uma cobrança de serviços prestados e não pagos eficaz para evitar prejuízos financeiros e problemas burocráticos.
Para isso, existem algumas etapas que podem ser seguidas:
1. Defina políticas de crédito
É comum que os clientes deixem de realizar o pagamento e entrem em situação de inadimplência por causa de questões financeiras. É certo que existem outros problemas, mas a parte financeira costuma pesar mais, geralmente.
Neste sentido, uma estratégia que a empresa pode adotar é definir políticas de crédito, como:
- estabelecer termos de pagamento;
- definir limites de crédito;
- requisitos para conceder crédito aos consumidores;
- políticas de negociação de dívida.
Todas essas definições contribuem para que o cliente realize o pagamento em dia e a empresa evite maiores estresses.
2. Comunique os termos de pagamento