Cobrança de serviços prestados e não pagos

Entenda como fazer uma cobrança de serviços prestados e não pagos eficaz para evitar prejuízos financeiros e problemas legais.

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Cobrança de serviços prestados e não pagos: saiba como fazer

Cobrança de serviços prestados e não pagos
A  cobrança de serviços prestados e não pagos é um desafio que grande parte das empresas enfrentam no dia a dia.
 
Lidar com clientes que não efetuam o pagamento devido pode impactar negativamente a saúde financeira de uma empresa e afetar sua reputação no mercado. Por isso, elaboramos este conteúdo com dicas de como lidar com o cliente que não quer pagar pelo serviço.
 
Continue a leitura para aprender tudo sobre o assunto e garantir que os serviços prestados sejam devidamente remunerados!
 

Entendendo a cobrança de serviços não pagos

A cobrança de serviços prestados e não pagos se refere ao processo legal de buscar o pagamento que não foi efetuado pelo cliente. 
 
Para facilitar no entendimento, vamos imaginar uma empresa que trabalha com planos de saúde. No caso, um cliente contratou um serviço para aproveitar os benefícios, mas descumpriu a obrigação financeira de pagar as parcelas mensais.
 
O que fazer nesses momentos? De fato, é um dos grandes desafios que as empresas enfrentam. 
 
A questão é que os negócios têm o direito de receber pelo serviço prestado, então entra o cenário da cobrança. Mas é fundamental que esse processo seja conduzido conforme as leis, regulamentações locais e contratuais.
 
Acompanhe o próximo tópico para aprender a como lidar com o cliente que não quer pagar pelo serviço por meio de uma cobrança eficaz.
 

Etapas para uma cobrança eficaz

É muito importante que as empresas saibam como fazer uma cobrança de serviços prestados e não pagos eficaz para evitar prejuízos financeiros e problemas burocráticos.
 
Para isso, existem algumas etapas que podem ser seguidas:

1. Defina políticas de crédito

É comum que os clientes deixem de realizar o pagamento e entrem em situação de inadimplência por causa de questões financeiras. É certo que existem outros problemas, mas a parte financeira costuma pesar mais, geralmente.
 
Neste sentido, uma estratégia que a empresa pode adotar é definir políticas de crédito, como:
 
  • estabelecer termos de pagamento;
  • definir limites de crédito;
  • requisitos para conceder crédito aos consumidores;
  • políticas de negociação de dívida.
 
Todas essas definições contribuem para que o cliente realize o pagamento em dia e a empresa evite maiores estresses.

2. Comunique os termos de pagamento

Cobrança de serviços prestados e não pagos
Na hora que for negociar um serviço ou produto, é essencial comunicar os termos de pagamento com clareza para o cliente.
 
Dessa forma, ele consegue compreender bem quais são as responsabilidades financeiras que tem.
 

3. Envie faturas precisas e detalhadas

Certifique-se que todas as faturas enviadas ao cliente estejam precisas e com todos os detalhes bem descritos.
 
Essas informações incluem data limite para pagamento, valor total, serviços prestados, produtos comercializados, detalhes para a transação e outros.
 

4. Implemente lembretes automatizados

Outra etapa para evitar a situação de cobrança de serviços prestados e não pagos é implementar lembretes automatizados.
 
Isso significa investir em sistemas que enviam lembretes de pagamento automaticamente para que os clientes possam se programar para realizar a transação.
 
Essas mensagens automatizadas podem ser enviadas por e-mail, SMS, WhatsApp e outros meios eletrônicos.
 

5. Ofereça opções de pagamento convenientes

A empresa também pode adotar a estratégia de oferecer opções de pagamento convenientes para facilitar o pagamento por parte do cliente.
 
Isto é, disponibilizar opções de pagamento com mais de um cartão de crédito, pix, transferências ou sistemas online, por exemplo.
 

6. Acompanhe os pagamentos e registre tudo

É sempre recomendável que as empresas tenham todas as transações e demais operações registradas.
 
Isso é bom para acompanhar quais pagamentos foram feitos, quais ainda faltam e como está a situação de cada um.
 
Além disso, o registro funciona como um comprovante da operação que foi feita.
 
 

7. Seja proativo na comunicação

Caso o cliente deixe de realizar o pagamento, a empresa pode entrar em contato com ele de maneira assertiva.
 
Uma dica é procurar entender a razão do atraso, as necessidades do cliente e oferecer soluções para que a situação seja resolvida.
 

8. Use serviços de cobrança profissional

Se o contato com o cliente for insuficiente para resolver o problema, a empresa pode usar serviços de cobrança profissional.
 
Uma excelente alternativa é enviar um comunicado de cobrança extrajudicial para cobrar valores que estão atrasados. Essa é uma forma de procurar uma solução sem que seja preciso acionar o Poder Judiciário, ou seja, com bem menos burocracia.
 
Esse comunicado tem o objetivo de informar ao cliente a situação de inadimplência, o valor que ele precisa pagar, os meios possíveis para realizar o pagamento e o prazo. Sem dúvidas, é um ótimo jeito de como lidar com o cliente que não quer pagar pelo serviço.
 

9. Siga as regulamentações legais

Assim como as empresas têm o direito de receber pelo serviço prestado, o devedor tem direitos que devem ser respeitados.
 
Por isso, é importante que as empresas sigam as regulamentações locais e demais legislações para ter um processo de cobrança legal.
 
 

10. Mantenha o profissionalismo

Cobrança de serviços prestados e não pagos
A última etapa de como lidar com o cliente que não quer pagar pelo serviço é manter o profissionalismo. 
 
Por mais que você tenha o direito de receber pelo serviço prestado, o nível de profissionalismo pode ajudar a evitar maiores problemas e manter um relacionamento bom com o cliente, o que ajuda na reputação geral do negócio.
 
Parece simples, mas esse detalhe pode trazer um diferencial competitivo no mercado relevante para as empresas.
 

Entenda como o AR Online pode ajudar o seu negócio

O AR Online é uma plataforma que atua com o envio eletrônico de notificações e comunicados de cobrança extrajudiciais com a devida Validade Jurídica e segurança.
 
Ou seja, é uma forma eficaz de se comunicar com os clientes inadimplentes para resolver essas situações sem que seja necessário envolver o Poder Judiciário e maiores burocracias.
 
Com o AR Online, você consegue notificar o cliente via WhatsApp, e-mail, SMS e demais meios de comunicação.
 
Todos os nossos procedimentos são feitos conforme o que é previsto pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP Brasil, o que garante autenticidade e integridade do que é enviado.
 
Realize a cobrança de serviços prestados e não pagos com o AR Online!
 

Conclusão

Portanto, fazer uma cobrança de serviços prestados e não pagos eficaz é a chave para as empresas evitarem prejuízos financeiros e resolverem as situações de inadimplência da melhor forma possível.
 
É necessário seguir as etapas passadas neste conteúdo para garantir um processo legal e respeitoso.
 
Se quiser ter mais agilidade neste procedimento, conte com o AR Online para enviar comunicados de cobrança instantâneos e seguros!
 
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