Por que os e-mails as vezes vão para a caixa de SPAM?
A pergunta pode até ser simples, mas a resposta, nem tanto.
Mas uma coisa podemos ter certeza: NÃO EXISTE NENHUMA FÓRMULA que garanta 100% de entregabilidade do envio dos seus e-mails.
Independente disso, podemos fazer algumas ações que MAXIMIZARÃO as chances dos e-mails enviados chegarem na Caixa de Entrada do destinatário.
O que preciso saber?
São diversos fatores que podem acontecer para que seu e-mail vá para a caixa de Spam do destinatário.
Isso acontece pois os servidores de e-mail possuem práticas protetivas em suas caixas de e-mail, que utilizam de certos filtros de Spam para evitar que cheguem conteúdos indesejados para seus usuários.
Devemos analisar alguns fatores para entender como melhorar a construção dos e-mails e, aliado a boas práticas de envio evitar que isso aconteça novamente.
Conteúdo e formatação de e-mails enviados
Vamos começar a entender melhor como construir e-mails que passem pelos filtros de spam. O que eles entendem como um e-mail com spam?
Os filtros avaliam o nosso padrão de uso do e-mail, quando marcamos um e-mail como spam, eles avaliam essas marcações e criam um padrão. Sempre que um e-mail chega em nossa caixa e se enquadra no padrão criado, eles irão para o SPAM.
São avaliados alguns pontos nesse padrão e, para evitar que seu e-mail se encaixe nesse padrão, você deve evitar os seguintes itens:
- Usar fontes de cor vermelha;
- Usar todas as letras do título em CAIXA ALTA;
- Exagerar nos pontos de exclamação;
- Usar a palavra teste na linha de assunto;
- Usar frases como Clique Aqui, Free, Não perca essa oportunidade, no corpo ou assunto do e-mail;
- Criar um e-mail com apenas uma imagem grande, com pouco ou nenhum texto. Essa prática possui um impacto negativo no resultado final da campanha de e-mail;
- Codificação HTML desleixada (geralmente acontece na hora de converter um arquivo do Microsoft Word para HTML).
Seu domínio pode estar em alguma blacklist
As blacklists são listas criadas pelos servidores de e-mail que, após analisar domínios e IPs dos e-mails enviados, listam quais são spam.
Cada lista tem seu funcionamento, algumas usam relatórios de mensagens marcadas como spam para identificar quais são os domínios ou IPs que as mandam, outras utilizam Spam Traps para penalizar quem compra listas de e-mail.
Cada servidor de e-mail também escolhe quais blacklists usar na hora de verificar se os e-mails que recebem são indesejados ou não. Inclusive os principais servidores utilizam mais de 1 lista.
Consulte se o seu domínio está ou não em alguma blacklist com a Ferramenta MxToolbox.
#FicaADica
Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco, clique aqui e vamos conversar.