Afinal, como reduzir a inadimplência dos clientes? Esse é um dos maiores desafios que as empresas precisam enfrentar e achar possíveis soluções.
Só para você ter uma ideia, um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em abril de 2023 mostrou que 66,08 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência.
Ou seja, é um número alto e uma realidade que pode impactar as empresas de tal forma que o crescimento delas fica mais difícil de acontecer.
Logo, é essencial saber como resolver inadimplência de clientes e ter planos de ação para tal problema.
É exatamente isso que você vai aprender neste conteúdo hoje.
Continue conosco até o final para aprender a lidar com a inadimplência e tenha uma boa leitura!
Impactos da inadimplência na sua empresa
Primeiro de tudo, a inadimplência é a falta de pagamento de uma conta, parcela ou dívida. Essa situação tem impacto direto na situação financeira das empresas.
Pensa assim, quando o cliente deixa de fazer um pagamento para a empresa por um produto ou serviço vendido, a organização vai necessitar de um capital de giro para pagar as despesas mesmo assim.
Isso quer dizer que a inadimplência impacta diretamente nesse setor financeiro das organizações e todos que estão envolvidos como fornecedores, parceiros, entre outros.
Além disso, custos extras são adicionados em comunicados de cobrança judiciais ou extrajudiciais, mas que podem ser menores se a opção for enviar por vias eletrônicas ao invés das tradicionais.
Como driblar a inadimplência entre os clientes?
Existem alguns métodos e técnicas que podem ser seguidos para construir uma gestão de inadimplência e evitar problemas dessa origem com os clientes.
São formas de como reduzir a inadimplência, como também gerir os processos de cobrança extrajudicial, por exemplo.
Confira a seguir o que pode ser feito:
1. Estabeleça uma política clara de crédito
A primeira coisa que pode ser feita como plano de ação para inadimplência é estabelecer uma política clara de crédito.
De forma bem simples, isso quer dizer conceder empréstimos aos clientes a partir de critérios e requisitos definidos pela empresa.
Dentro dos critérios, pode-se ter uma análise de crédito rígida acompanhada de uma análise do histórico financeiro para evitar riscos.
Essa política é uma maneira de como reduzir a inadimplência.
2. Negociação de parcelamentos
Outra ação que entra nas soluções para inadimplência é a negociação de parcelamentos.
Imagine que o cliente tenha comprado um produto, deixou de realizar o pagamento e está como inadimplente. Nesse caso, a empresa pode propor uma opção para que ele pague parcelado a dívida que ficou em aberto.
Em situações assim, é preciso que a organização deixe bem explícito as condições de pagamento e todos os detalhes como prazo, juros e o valor total.
3. Comunicação efetiva
A comunicação efetiva também faz parte de como resolver inadimplência de clientes, já que envolve enviar lembretes amigáveis de cobrança e de vencimento de pagamento.
Essa é uma maneira de fazer a cobrança de inadimplentes por vias extrajudiciais, isto é, sem envolver o Poder Judiciário e burocracias.
Basicamente, a comunicação diz respeito ao envio de comunicados extrajudiciais que podem ser feitos por pessoas físicas ou jurídicas, mas é sempre preferível que sejam confeccionados por um advogado especialista.
É importante que o tom da comunicação seja amigável para conservar a boa relação com o cliente e resolver a situação sem precisar acionar a Justiça.
Leia mais: E-mail de cobrança: comunicação eficaz e com Validade Jurídica.
4. Incentivos e descontos por pagamento antecipado
Uma gestão de inadimplência também pode criar incentivos e descontos por pagamento antecipado como uma maneira de evitar situações de dívidas por parte dos clientes.
Primeiro que oferecer um desconto caso o pagamento seja feito de maneira antecipada é uma ótima oportunidade para o consumidor economizar e pagar mais barato em um produto ou serviço.
Já os incentivos podem ter a ver com bônus, brindes e benefícios nas compras seguintes. Tudo isso soa como atrativo para que o cliente pague antecipadamente e a empresa evite problemas com dívidas abertas.
5. Utilização de soluções tecnológicas
Ao invés de ter que lidar com planilhas físicas e organizar tudo manualmente na parte financeira, vale a pena investir em soluções tecnológicas que otimizem esses processos.
Inclusive, essa é outra maneira de como reduzir a inadimplência, uma vez que esses softwares conseguem automatizar o controle de contas a receber e financeiro no geral.
Desse jeito, fica bem mais simples monitorar todos os pagamentos e identificar quais clientes estão inadimplentes. Mais agilidade nessa identificação significa maior rapidez para resolver questões de inadimplência.
6. Atendimento ao cliente de qualidade
Por último, para saber como reduzir a inadimplência, é importante levar em consideração o atendimento ao cliente de qualidade.
Essa é a chave para criar um relacionamento positivo e confiável entre a empresa e os potenciais clientes.
Isso pode ajudar a diminuir e até mesmo evitar situações de inadimplência.
Quais são os indicadores de inadimplência?
Agora que você já sabe como reduzir a inadimplência, é preciso saber também quais são os indicadores dela. Conheça as principais:
- taxa de conversão: voltada para avaliar a eficiência das cobranças para que os clientes paguem a dívida;
- índice de atraso geral: com foco em analisar se a ação de crédito teve sucesso com os clientes inadimplentes;
- prazo médio de faturamento; métrica que avalia o risco de crédito com o prazo que a empresa oferece aos clientes para o pagamento ser efetuado;
- prazo médio de recebimento: que analisa o prazo médio que o cliente usa para realizar o pagamento.
Todos esses indicadores contribuem para uma boa gestão de inadimplência, que consegue antecipar situações e permite que a empresa encontre possíveis soluções.
Aliás, quando o assunto são soluções para inadimplência, os comunicados de cobrança extrajudicial se destacam como boas opções para encontrar acordos simples.
Nesse sentido, o AR Online é a melhor plataforma para você fazer esse envio por vias eletrônicas, de forma instantânea e segura.
Todas as notificações e comunicados enviados pelo AR Online contam com Validade Jurídica e Aviso de Recebimento graças a tecnologia do Carimbo do Tempo, certificada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
Conclusão
Aprender a como reduzir a inadimplência é essencial para que a empresa ou negócio mantenha a saúde financeira e evite problemas mais sérios.
Além disso, analisar os indicadores dessas situações ajuda na prevenção e elaboração de soluções mais ágeis.
Inclusive, os comunicados de cobrança atuam como instrumentos importantes para resolver casos de inadimplência. Para envios rápidos e seguros, você pode contar com o AR Online.
Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato conosco para te ajudarmos!